Famílias em Cubatão recebem cartões alimentação e maternidade nesta segunda (2)

Fazem parte de 'Benefício Eventual’, um direito das pessoas em situação de vulnerabilidade social

Dando sequência à entrega de ‘Benefícios Eventuais’ por meio de cartões, a Prefeitura de Cubatão realizou nesta segunda-feira (2) mais uma etapa da remessa de ‘voucher’ do auxílio alimentação e auxílio maternidade às famílias atendidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), cadastradas no CadÚnico. A medida tem sido uma tônica no município, uma ação social em que os benefícios são disponibilizados por meio de cartões, permitindo que as pessoas adquiram alimentos e, no caso das gestantes, as primeiras necessidades do bebê nos estabelecimentos que quiserem. A referida ação é capitaneada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Desta vez, foram contempladas 134 famílias, sendo 27 cartões enxovais (maternidade) e 107 na modalidade cartão alimentação. No primeiro caso, o valor recebido é de R$606,00 (em parcela única); já no segundo, são três parcelas de R$120,00 cada. A entrega ocorreu no Centro de Cadastro Social (CCS), que fica no Centro da Cidade.

Inclusão Social – “Como já disse da outra vez, essa ação demonstra que Cubatão está virando a página na questão da inclusão social, agindo com muito respeito e dignidade na distribuição de renda mínima necessária a essas pessoas”, ressalta César Nascimento, secretário de Governo, que completa afirmando que “estamos cumprindo a Lei, destinando o que é direito das famílias em situação de extrema vulnerabilidade”.

Fomento ao comércio local – “Trata-se de um direito que assiste à essa comunidade e que Governo Municipal vem executando de forma plena. O cartão alimentação substitui a entrega da cesta de alimentos, resultando também em um ganho de mobilidade para essas famílias, uma vez que elas podem escolher onde comprar, inclusive adquirir produtos nos estabelecimentos perto de suas residências, o que acaba fomentando o comércio local”, afirmou Sebastião Ribeiro Zumbi, secretário de Assistência Social.

Critérios de recebimento – Também presentes ao evento estiveram Luciene Doldán, presidente do FSS (Fundo Social de Solidariedade); Simone Lopes, presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social); e as diretoras de Proteção Básica e Proteção Especial, respectivamente, Ariela Vaz e Viviane Teixeira. Estas duas últimas explicaram os critérios de recebimento, que a solicitação desses benefícios deve ser feita sempre via CRAS, conforme a Resolução CMAS nº 10/202.

Para isso, as diretoras reafirmam que a Semas possui quatro unidades territoriais que são: CRAS CEU das Artes, no Jardim Nova República; CRAS Rubens Lara; CRAS Vila Natal; e CRAS Centro, além do próprio CCS, que fica na Praça Portugal, no Centro.

Por: Ismael Pereira/Secom
Fotos: Gerson Guimarães/Secom