Festival “Música e Formação Virtual” vai até sexta-feira (20) em Cubatão

Projeto inclui oficinas de arte voltadas para a formação de professores. A realização é do Programa Cubatão Sinfonia que conta com apoio da Prefeitura de Cubatão

O Programa Cubatão Sinfonia realiza até sexta-feira (20), sempre a partir das 18h,  o Festival “Música e Formação”, com atividades artísticas voltadas para a formação de professores. Por conta da pandemia, este ano o Festival será virtual e transmitido ao vivo pela página oficial do Programa no Facebook (www.facebook.com/programacubataosinfonia) e também pelo YouTube (www.youtube.com/programacubataosinfonia). Os professores que quiserem obter certificado de participação podem se inscrever pelo formulário: http://forma.gel/FpEZ7d12nmtH43Pr6 .
A atividade faz parte das ações diversificadas do Programa e tem o objetivo de contribuir para a educação na cidade. O Cubatão Sinfonia é patrocinado pela CMOC Brasil, Petrocoque e Bequisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e conta com apoio da Prefeitura de Cubatão.
Nesta quinta-feira a abertura contará com uma apresentação musical dos alunos do Cubatão Sinfonia. Haverá oficina com os professores Wilson Melo e André Farias com o tema “A flauta através dos tempos” que também farão o encerramento das atividades com uma apresentação musical.
Na sexta-feira (20), o tema da oficina será “O uso das mídias digitais” com os professores Márcio Lopes e Rômulo Moreira que também encerram o Festival ao som de violino e percussão.
Desde a segunda-feira, as atividades têm acontecidos nas plataformas digitais. Teve oficinas com as temáticas “Vivências e resiliências da pandemia no fortalecimento de vínculos familiares” com a assistente social Socorro Bizinelli, “Propriedade do som” com os músicos Fábio Ferreira e Tânia Peixoto, “Conhecendo o saxofone a estrutura do instrumento” com Sandro Matos, “O funcionamento da oficina de metais” com Alessandro Ribeiro, “Aulas online, desafios e surpresas” com a professora Deblas Alves, e  “Versatilidade e possibilidades do clarinete”, aula ministrada por Alexandre Blume.
Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Cubatão Sinfonia, explica que o Festival antes era interno e dirigido apenas aos professores do Programa e, com o tempo, foi sendo expandido para outros educadores: “O Festival tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino por meio da capacitação dos educadores. Oferecemos uma grade diversificada, com assuntos que são afetos ao Programa, mas que podem ser facilmente trabalhados em sala de aula”, afirma.
Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças, adolescentes e jovens que vivem na Cota 200 e bairros próximos (Pinheiro do Miranda, Água Fria e Fabril) e, desde o ano passado, para estudantes do Bolsão 9.
Programa Cubatão Sinfonia – Completa 12 anos de atividades ininterruptas em 2020. Desde 2007, o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

Fotos: Divulgação Cubatão Sinfonia (Arquivo)
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI