Próximos atendimentos serão no Morro do Índio (dia 12), na Vila dos Pescadores (dia 19) e em Pilões (dia 27)
O frio chegou com força à Baixada Santista, mas a comunidade da Água Fria já passará este final de semana bem mais aquecida: foi grande a presença das famílias moradoras naquela região, e todas saíram com muitos agasalhos e cobertores, distribuídos pelo Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, dentro da Campanha Metropolitana e Estadual do Agasalho-2019. Em espaço coberto anexo ao posto da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Água Fria, foram atendidas cerca de 80 famílias cadastradas em programas sociais oficiais.
A equipe do Fundo Social foi auxiliada não só pelos funcionários da ESF, mas pela própria comunidade, que se voluntariou para ajudar na organização das roupas e na separação das peças mais adequadas a cada família residente na Água Fria.
Foram beneficiadas famílias atendidas pelos programas sociais do Governo, cadastradas em Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) cubatense. Nas próximas semanas, serão beneficiadas outras áreas de Cubatão, estando já previstas para atendimento as comunidades do Morro do Índio (dia 12), Vila dos Pescadores (dia 19) e Pilões (dia 27). As famílias devem apresentar documento de identidade e o número NIS.
Campanha – Iniciada no dia 29 de maio, a 14ª Campanha Metropolitana do Agasalho é realizada simultaneamente nos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, com previsão de terminar no dia 7 de agosto com cerimônia em Mongaguá. Em Cubatão, há 59 caixas coletoras de agasalhos instaladas em indústrias, lojas, entidades sociais e áreas públicas, todas identificadas com o padrão estadual de divulgação, que neste ano é baseado em personagens de desenhos animados do Cartoon Network, as Meninas Superpoderosas e o Ben 10.
Eles receberam uma grande missão: engajar a sociedade para promover um inverno mais solidário. Com esse time generoso, heróis superpoderosos e a população paulista, o frio deixa de ser um monstro gigante. Criada em 1947, a campanha estadual é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo (Fussp), e parceria com entidades públicas, privadas e sociedade civil. As doações recebidas serão destinadas para entidades sociais, entre elas hospitais e centros de acolhida, em todos os municípios do Estado de São Paulo.
Importante especialmente no inverno, quando o frio aflige principalmente as pessoas menos favorecidas, “em Cubatão a campanha ganha relevância especial, devido ao número elevado de famílias em situação de vulnerabilidade, muitas das quais ainda sofrem os efeitos de recentes perdas materiais causadas por incêndios e enchentes que atingiram suas moradias”, lembrou a titular do Fundo Social cubatense, Adeíza Monteiro Oliveira.
Ela citou ainda o grande contingente de desempregados resultante da crise econômica nacional dos anos recentes, que atingiu especialmente cidades industriais, como Cubatão, aumentando significativamente a vulnerabilidade social.
Galeria de fotos – CLIQUE AQUI