Cerca de 60 famílias indicadas pelas equipes de Assistência Social foram atendidas nessa segunda-feira (24) pelo Fundo Social de Solidariedade de Cubatão (FSS), com alimentos, cobertores e brinquedos resultantes de diversos eventos esportivos e culturais e doações da comunidade.
Este esforço concentrado para distribuição dos produtos, dando continuidade às ações normais do FSS, ocorreu nas instalações do Parque Anilinas, com a presença do prefeito Ademário Oliveira, do vereador José Afonso (Afonsinho), do secretário de Turismo Fabrício Lopes, do treinador Ortides Rocha (Neco) representando o secretário municipal de Esportes e Lazer. Representando o Grupo Usiminas, patrocinador da Corrida do Aço, realizada em 16 de outubro em Cubatão, participou também a produtora executiva do Instituto Usiminas, Patrícia Limeres.
As famílias beneficiadas foram relacionadas com base em critérios sociais como a renda média familiar abaixo do chamado limite da pobreza (R$ 170/mês), considerando ainda outros fatores de vulnerabilidade social (inclusão de idosos, crianças, situação de saúde), com residência fixa em Cubatão e com dados atualizados no Cadastro Único de Benefícios Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
A maior parte dos alimentos entregues resultou de doações dos atletas inscritos na Corrida do Aço, evento promovido pelo Grupo Usiminas nas cidades onde mantém suas unidades operacionais, com realização conjunta da Pace 3 e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Os produtos assim doados, totalizando mais de 2,2 toneladas de alimentos, foram complementados por doações da comunidade, principalmente 67 kg de alimentos trocados por ingressos para eventos como uma Ação pela Diversidade Cultural, organizada no início de outubro pela Secretaria Municipal de Cultura na Estação das Artes.
Cobertores, brinquedos… – Foram ainda entregues cobertores doados pelo Fundo Social do Estado de São Paulo, além de brinquedos e guloseimas oferecidos pela Escola de Idiomas Wizard e pela empresa de transportes Fenix, entre outros produtos arrecadados junto à comunidade pela Campanha Cubatão Solidária, sendo que parte dessas doações já havia sido entregue por ocasião das comemorações do Dia das Crianças.
O prefeito municipal destacou as mais de 27 mil cestas básicas distribuídas à população cubatense durante a epidemia de Covid-19, entre diversas outras ações que estão mudando o Município, como uma via ecológica de 9 km na Vila Esperança, 1.010 novas habitações e obras de infraestrutura na Vila Natal.
O vereador Afonsinho também destacou o trabalho social que vem sendo desenvolvido no Município, e a representante da Usiminas, Patrícia Limeres, lembrou que a presença das instalações siderúrgicas no Município coincidentemente completa 60 anos nesta semana, na quarta-feira, pois foi iniciada em 26 de outubro de 1962. “A Corrida do Aço é uma contribuição positiva que oferecemos a esta Cidade que nos acolheu, com o real apoio da própria comunidade na doação de produtos não perecíveis. Não fazemos nada sozinhos, mas a união e a parceria rendem frutos importantes”, completou.
“Este trabalho com o apoio da comunidade, mesmo não sendo divulgado tão constantemente na Imprensa e nas redes sociais, é de grande importância principalmente para as famílias mais necessitadas, que enfrentaram ainda mais os desafios desta pandemia recente. Para elas, cada alimento, cada agasalho, cada brinquedo doado representa muito. Em alguns casos, é o único alimento daquele dia, o único abrigo contra o frio, ou o brinquedo da vida de uma criança”, como destacou na oportunidade a presidente do Fundo Social, Luciene Teixeira Santos Doldán, que citou ainda a contribuição da primeira-dama Adeíza Monteiro, e de todos os que, com seu apoio e esforço, têm propiciado a realização deste trabalho em prol da comunidade.
Fotos: Secom