Fundo Social entrega alimentos do passeio ‘Pedalando Pela Vida’

Evento no Parque Anilinas incluiu sorteio de mimos pelo Dia das Mães

Representantes de famílias carentes de todo o Município foram beneficiados nesta quinta-feira (5) com alimentos doados pelos participantes do passeio ciclístico ‘Pedalando Pela Vida’, realizado no dia 1º de maio. O evento ocorreu no Parque Anilinas e incluiu a entrega de mantas, produtos de higiene e limpeza, além de sorteio alusivo ao Dia das Mães, com diversos mimos oferecidos pelo empresariado local. Foi ainda entregue uma bicicleta ofertada por um dos participantes do passeio ciclístico, Luciano Rezende Ferreira.

As famílias beneficiadas foram definidas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) com base no perfil socioeconômico constante no Cadastro Único de Benefícios Sociais do Governo Federal (CadÚnico), distribuídas por todo o Município.

Participaram do evento o prefeito Ademário Oliveira, o secretário de Turismo Fabrício Lopes e sua equipe, bem como a equipe técnica da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que foi representada pela diretora de Lazer, Tatiane Karoline Espindola Ferreira. O Fundo Social de Solidariedade foi representado por sua presidente Luciene Teixeira Santos Doldán.

Como citou o prefeito, foram arrecadados entre os participantes do passeio ciclístico 1552 itens de gêneros alimentícios não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, farinhas, óleo e outros, totalizando mais de uma tonelada de alimentos. Eles foram reunidos em ‘kits’, que foram entregues junto com itens de higiene pessoal e limpeza e mantas. A bicicleta foi entregue a Shirley Brito Soares Lima, moradora na Vila Esperança.

Sorteio – Em razão da proximidade do Dia das Mães, foram oferecidos para sorteio vários arranjos florais, pelas principais floriculturas locais: a Floricultura Central Cubatão (do Centro), a Mari Flores e Decorações (do Jardim Casqueiro) e a Surako Comércio e Serviços Ltda. (chácara e floricultura situada na área da Vila Nova. O Instituto Embelleze Cubatão ofereceu cortes de cabelo masculinos e femininos. A Padaria do Cardoso, da Vila Natal, participou com pães e doces para o lanche oferecido no evento.

Alpha – Dezenas de famílias carentes de Cubatão vêm sendo beneficiadas com os alimentos arrecadados entre os participantes do processo seletivo promovido nos dias 11 a 13/4 pelo Instituto Alpha de Medicina Para a Saúde. A seleção, realizada em dependências do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)-Cubatão, visa formar cadastro de reserva para inúmeras atividades nesta área, como assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, recepcionistas, operadores de rádio e maqueiros, em atendimento ao contrato de gestão de unidade de Saúde mantido com a Prefeitura.

Os alimentos não perecíveis estão sendo destinados ao Fundo Social de Solidariedade, órgão vinculado ao Gabinete do Prefeito, para entrega entre as famílias referenciadas no CadÚnico  mais carentes de Cubatão (com renda familiar média inferior a R$ 100,00 per capita).

No total, foram reunidos 416 itens, como arroz, feijão, açúcar, macarrão, sal, leite em pó, achocolatado, extrato de tomate, café, fubá, bolacha salgada, massa de bolo, óleo comestível, farinhas de mandioca, de rosca e de trigo e outros produtos não perecíveis.

Como ocorreu em anos anteriores em outros processos seletivos, os inscritos foram orientados sobre a doação voluntária de alimentos, conforme suas possibilidades, sem qualquer vinculação ou comunicação entre o gesto solidário e a seleção em si.

Por esta razão e em nome da necessária transparência dos procedimentos, inclusive, a equipe do Fundo Social fez questão de receber os produtos junto à entrada do PAT, com veículo e pessoal próprios, diretamente de quem desejasse fazer a doação.

Mazzaropi – Simultaneamente, estão sendo distribuídos também cerca de 82 kg de alimentos trocados por ingressos para a peça “Viva Mazzaropi”, apresentada dia 30 de abril no Teatro do Kaos pelo ator Vitor Branco. Os produtos não perecíveis, dentro do período de validade e em boas condições, compreenderam principalmente feijão, arroz, macarrão, açúcar, bolachas e farinhas.

Esta promoção – incluída no calendário comemorativo do aniversário de Cubatão – resultou de parceria do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão com a VB Produções, do artista Vitor Branco, e o Teatro do Kaos (representado por Lourimar Vieira). No espetáculo, foram relembrados os melhores momentos de Mazzaropi, que nasceu há 110 anos num dia 9 de abril, falecendo em 13 de junho de 1981. O “caipira mais famoso do Brasil” inclusive registrou num de seus filmes mais conhecidos (‘Sai da Frente’, de 1952) sua passagem pela Ponte de Cubatão.