Fundo Social entrega o último lote de doações para o Litoral Norte de São Paulo

Nesta sexta-feira (24), o Fundo Social de Solidariedade de Cubatão levou para o município de São Sebastião o terceiro e último lote de produtos doados pela comunidade cubatense para auxiliar as vítimas das chuvas recordes registradas em fevereiro. Foram entregues perto de 70 quilos de alimentos e outros produtos, além de 234 sacos com roupas, agasalhos e artigos de cama, mesa e banho.

Como nas vezes anteriores, o material doado foi totalmente direcionado para o Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião. Desta vez, porém, as roupas para adultos – que não estavam incluídas nas solicitações sebastianenses e na campanha cubatense, por eles já estarem abastecidos –, tiveram como destino a Paróquia São Sebastião da Diocese de Caraguatatuba (indicada pela entidade social da Prefeitura de São Sebastião), onde funcionam atividades sociais de apoio, sendo ali recebidas pelo padre Henrique.

A maior parte dos alimentos neste lote foi arrecadada pela equipe de voluntariado da Refinaria Presidente Bernardes Cubatão, da Petrobras, sendo complementada por doadores anônimos. Além de alimentos, artigos infantis e de higiene pessoal, foram entregues no Litoral Norte paulista 214 sacos de roupas, sendo 176 de roupas para adultos e 38 de roupas infantis.

Instituto Federal – De fato, no decorrer da campanha, as roupas destinadas a adultos foram os itens com maior quantidade de doações, ficando o município de São Sebastião bem abastecido destes produtos. Por este motivo, o câmpus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), como explicou seu diretor Artarxerxes Tiago Modesto, redirecionou para os atendimentos sociais em Cubatão a doação de roupas e colchões feita pelos alunos e pela comunidade nas vizinhanças do IFSP.

A presidente do Fundo Social de Cubatão, Luciene Doldán, fez questão de expressar a todos os doadores – anônimos ou não – o seu agradecimento pelo apoio nesta campanha solidária, nestes últimos 33 dias, o mesmo fazendo a presidente do FSS de São Sebastião, Rita Elizabeth Passos Ribeiro dos Santos.

Como lembrou Luciene, da mesma forma como as violentas chuvas ocorreram no Litoral Norte, poderiam ter ocorrido em Cubatão, caso em que a situação se inverteria, com outros municípios se mobilizando para apoiar as atividades emergenciais do FSS de Cubatão, organismo vinculado ao Gabinete do Prefeito e destinado principalmente a coordenar a mobilização da comunidade em tais casos.

Por Carlos Pimentel Mendes/FSS
Fotos de Divulgação PMC