O Fundo Social de Solidariedade premiou os cinco alunos vencedores do concurso cultural Digitar e Sonhar; a cerimônia foi nessa quarta-feira (26), no Parque Anilinas. Ao todo, participaram 85 alunos do 9º do ano da UME Padre Manoel da Nóbrega. Com o tema “Um olhar do espaço onde eu vivo”, o concurso consistia em uma foto-legenda em que, pela própria perspectiva, o aluno deveria apresentar quais os caminhos mais importantes para garantir a preservação do meio ambiente do planeta e a qualidade de vida das pessoas.
“O objetivo do concurso foi cumprido: incentivar a conscientização de um olhar mais real sobre o lugar em que os jovens vivem. Estamos muito felizes com o envolvimento da comunidade e com o resultado”, afirmou Simone Lopes, presidente do Fundo Social de Solidariedade que conta com curadoria da primeira-dama Janaína Lopes.
A iniciativa contou com a parceria das secretarias de Educação e de Cultura. Foram selecionadas 23 fotos-legendas, que foram expostas no dia da premiação, concedida às cinco melhores: do primeiro ao terceiro lugar, o prêmio foi um notebook; já o quarto e quinto colocados ganharam um curso de inglês básico. Todos os alunos finalistas receberam certificado.
As fotos, que deveriam ser de autoria própria, sem uso de banco de imagens ou inteligência artificial, foram avaliadas por uma Comissão Examinadora, levando em consideração os critérios: sensibilidade, expressão, olhar da realidade onde vivem, detalhes observados e conexão com a legenda.
Conheça os vencedores:
1º Lugar: Agatha Emanuelle dos Reis Santos da Silva, com 600 pontos
foto-legenda – pôr do sol, com o céu dominado por cores vibrantes de amarelo e laranja
“Os azuis profundos da noite abraçando os laranjas e amarelos vibrantes do pôr do sol. Uma paleta de cores perfeita no horizonte.”
2º Lugar: Elton Alan Lourenço da Silva, com 594 pontos
foto-legenda – silhueta de um guará-vermelho em concreto, com vista para o rio
“Às vezes é preciso olhar através das formas para enxergar a beleza do horizonte.”
3º Lugar: Maria Vitória da Conceição dos Santos, com 586 pontos
foto-legenda – nascer do sol, com vista para o rio
“O sol nasce e, com ele, a lembrança de que até a escuridão mais longa termina em luz.”
4º Lugar: Cybele dos Santos Moura 571 pontos
foto-legenda – jardim com rosas
“A combinação perfeita: a guardiã do lar com o perfume e a doçura da vida.”
5º Lugar: Pedro Lucas Reis Nunes 567 pontos
Foto-legenda – vista da rodovia, com a grade da passarela em primeiro plano
“A estrada da vida segue como um rio de experiência, levando sonhos apressados para longe do olhar envolvido por uma grade de dificuldades, embaçando a visão daquele que quer ver.”
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 1 – erradicação da pobreza; ODS 4 – educação de qualidade; ODS 8 – trabalho decente e crescimento econômico.
Por: Secom Cubatão/MA
Fotos: Secom Cubatão/TJ




































