Fundo Social recebe alimentos arrecadados pelo festival Cubatão em Dança

Foram doados mais de 250 kg de produtos não perecíveis

Um total de 253,8 kg de alimentos diversos foi entregue nesta segunda-feira (2) ao Fundo Social de Solidariedade pelos organizadores do 3º Festival Cubatão em Dança, realizado no dia 31 de agosto em dependências do Centro Esportivo Professor Ayrton Romero da Nóbrega (Romerão). O encontro artístico teve a apresentação de 64 trabalhos coreográficos, envolvendo 520 bailarinos participantes, de 27 escolas, academias e outros grupos, não apenas da Baixada Santista como de Ilhabela, São Sebastião, Vinhedo e da capital paulista – além do animado público que torceu muito e aplaudiu bastante os bailarinos.
Organizado e dirigido pela produtora cubatense Juliana Luiz e realizado pela JLS Produções, com apoio da Prefeitura de Cubatão e da Associação de Dança do Litoral Paulista (Adalpa), o festival – criado em 2015 e retomado neste ano em sua terceira edição – tem como objetivos beneficiar e estimular a classe artística da Dança, além da formação de plateia e de movimentar a Economia Criativa relacionada com este setor.
O julgamento esteve a cargo de três importantes nomes do setor: Zeca Rodrigues (que iniciou sua carreira artística como coreógrafo em 1980, criando o grupo de jazz cubatense Espaço Inverso e desde 2009 atuando como coreógrafo da Cia. de Dança de Cubatão, sendo premiado nos principais festivais do País), Marcelo Cirino (fundador, diretor e coreógrafo da companhia profissional Dança de Rua do Brasil e da Companhia de Dança de Rua Marcelo Cirino, da cidade de Santos, tendo implantado a modalidade Dança de Rua/Danças Urbanas em todos os festivais do Brasil) e Alex Lima (bailarino, coreógrafo e professor, com 15 anos de atuação no setor e representante de competições internacionais de dança da Itália e da Holanda).
Juliana Luiz, relata que o evento contou com várias parcerias internacionais: como em 2018, o jurado Alex Lima selecionou dois trabalhos para serem apresentados em 2020 com isenção de taxa no festival italiano Livorno in Danza. Os jurados também selecionaram dez trabalhos coreográficos para representar o Brasil, com isenção de taxa, no festival Dance World Cup America Latin, na Argentina – entre os grupos listados estão os cubatenses Studio Dançart, Impacto Dança e Movimento e Fatu’s Academia.
Alimentos importantes – Os participantes do Cubatão em Dança puderam trocar alimentos por brindes exclusivos do festival, e o Studio de Dança Cynthia Riggo, de Peruíbe, foi novamente a escola que mais arrecadou alimento, recebendo dos organizadores do evento um Troféu Solidário.
Foram entregues 77 kg de açúcar refinado, 71 kg de feijão carioca, 37 kg de arroz agulhinha, 17,5 kg de macarrões diversos, 13 kg de farinha de trigo, 8,5 kg de fubá, 3,5 kg de farinha de milho flocada, 0,5 kg de farinha de mandioca, 1 kg de farofa pronta, 3 kg de milho para pipoca ou canjica, 0,5 kg de tapioca granulada, 0,8 kg de misturas para bolo, 0,5 kg de lentilha, além de sardinha em óleo comestível, achocolatado em pó, biscoito água e sal, molho de tomate, sal refinado, óleo de soja e leite integral, totalizando 253,8 kg.
Como destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Adeíza Monteiro Oliveira, doações como essa, de produtos diversificados e não perecíveis, ajudam sobremaneira no atendimento prestado às famílias cubatenses mais necessitadas: “O exercício da cidadania passa pela solidariedade que cada um de nós demonstra para com a comunidade, ajudando quem mais precisa, seja pelas dificuldades econômicas que afetam os menos afortunados, seja pelos imprevistos da vida, como inundações e incêndios, que podem atingir qualquer um de nós”.