Fundo Social recebe alimentos de vários eventos cubatenses

De competições esportivas a megaespectáculos, diversos eventos que agitaram Cubatão nas últimas semanas também reverteram em doações de alimentos para as famílias mais carentes do Município, atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Cubatão. Os mais recentes foram as competições desportivas realizadas neste final de semana prolongado pelo feriado de 1º de Maio, que resultaram no recebimento de 2.292 kg de alimentos não perecíveis.

Nessa segunda-feira (1º), a Meia Maratona 21 K de Cubatão, realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) e a Associação Metropolitana de Esportes Radicais (Amer), com apoio do vereador Roniele Martins da Silva (Rony do Bar, PSD) por meio de emenda impositiva, permitiu o recebimento de 1.432 kg de alimentos.

Já o Desafio Caminho do Mar, que no domingo reuniu 900 ciclistas pedalando pela Avenida Nove de Abril entre o Parque Anilinas e o Cruzeiro Quinhentista, resultou em outros 860 kg de alimentos, também entregues pelos atletas durante o processo de credenciamento para participação das provas, no Parque Anilinas.

Estes produtos passam agora por conferência de validade e condições de uso, devendo ser complementados com itens doados por empresas da região, para entrega nos próximos dias às famílias cubatenses mais necessitadas, inscritas no Cadastro Único de Benefícios Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cadastradas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) do Município.

Já entregues – Os alimentos recolhidos em outros eventos recentes já foram repassados pelo Fundo Social às famílias em situação de maior vulnerabilidade.

No Torneio de Pesca da Tainha, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo no dia 21 de abril, às margens do Rio Cubatão, pescadores procedentes de todo o Estado de São Paulo ofereceram 90 kg de produtos alimentícios, destinados pelo Fundo Social a famílias necessitadas e residentes na Cidade.

O saldo das doações voluntárias feitas pelos participantes dos quatro dias de espetáculos em homenagem ao 74º Aniversário de Emancipação Política e Administrativa de Cubatão, até o dia 9 de abril, no Kartódromo Municipal, foi de 114 kg de produtos não perecíveis, entregues pelo Fundo Social à população mais carente, logo na semana seguinte a esses eventos.

Tais doações foram ainda complementadas com outras, de empresas e particulares da região, como a Academia All Fit (Centro) e a Sorveteria Eskimó (Vila São José), além dos apoios de diversos supermercados (sacolas, embalagens, pallets e engradados plásticos, entre outros produtos).

Como lembrou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciene Doldán, articular e coordenar os esforços da comunidade em prol dos menos favorecidos é uma das facetas do trabalho desta entidade, que é vinculada ao Gabinete do Prefeito e atua mais diretamente em situações de calamidade pública, como inundações e incêndios.

Por: Carlos Pimentel Mendes/FSS

Fotos: FSS