Ainda estamos no mês de junho, mas a Secretaria de Educação de Cubatão e a Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (Afaban) já estão pensando na Semana da Pátria, que se comemora no início de setembro. Este foi o mote de uma reunião ocorrida nesta quarta-feira (19), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, que contou com a presença dos gestores da Educação, incluindo a titular da Pasta Lidiane Goulart, o secretário-Adjunto Mário Torres Filho e os diretores de 11 escolas sugeridas para implantação do projeto de fanfarra, além, claro de dirigentes da organização musical, da Afaban e representantes do Legislativo Municipal. A reunião foi conduzida por Renata Almeida, chefe de Gabinete, representando o prefeito.
Entre os assuntos que nortearam o encontro, o objetivo central era estabelecer um alinhamento de ações, disponibilizando espaços, dias e horários para aulas e treinamentos, que possibilitem estruturar as 11 unidades da rede municipal de ensino com bandas de fanfarras preparando alunos para apresentações em eventos da cidade, principalmente na ‘Semana da Pátria’. A ideia é que aconteça uma grande apresentação coletiva envolvendo as 11 bandas no Píer do Casqueiro, no dia 6 ou 7 de setembro.
Ainda na visão dos propositores do projeto, a ideia dessa apresentação em um dos principais cartões-postais da Cidade constitui-se em ‘’uma excelente oportunidade para contemplar todos os familiares dos alunos e também a população’’, expressou Luiz Carlos, presidente da Afaban.
Unidades da rede envolvidas no projeto – Usina Henry Borden (Vila Light), Mário de Oliveira (Vale Verde), João Ramalho (Vila Nova), Ulisses Guimarães (Vila Natal), Padre José de Anchieta (Jardim Costa e Silva), Rui Barbosa (Ilha Caraguatá), Padre Manoel da Nóbrega (Jardim Casqueiro), Luiz Pieruzzi Neto (Vila Nova), Jayme João Olcese (Jardim Costa e Silva), Bernardo José Maria de Lorena (Vila Nova) e Luiz Gustavo (Vila Natal).
“A Seduc está de portas abertas para o projeto. Aliás, esse é um momento de ampliação do projeto de Bandas e Fanfarras nas Escolas. Atualmente temos 9 bandas e vamos aumentar para 11. É uma atividade extraclasse que os envolve bastante os alunos e agrega conhecimento, possibilitando mostrar habilidades na arte musical em diversos instrumentos. Vamos alinhar a parte que nos cabe, que são os espaços, dias e os horários que melhor se encaixem para cada unidade, sempre com apoio dos diretores das escolas envolvidas”, ressaltou a secretaria de Educação Lidiane Goulart.
“Essa reunião foi muito importante pela relevância do tema. É assunto que faz parte das diretrizes do Governo Municipal, que une cultura e educação por meio da musicalidade voltadas aos jovens da rede municipal de ensino que desejam aprender a tocar instrumentos de sopro, fazendo parte da banda ou fanfarra da escola”, comentou a chefe de gabinete Renata Almeida. Ela entende ainda que “essa é uma política pública da Administração em parceria com o terceiro setor e com o poder legislativo que teve a ideia de aprovar emendas impositivas no sentido de destinar verbas que contemplam projetos tão importantes como esse”, completou.
Por: Secom Cubatão
Foto: Isadora Vasconcelos/estagiária de Jornalismo