Gestores municipais de Cubatão participam de formação promovida pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

A capacitação acontece em ambiente virtual e é voltada para gestores e demais pessoas que ajudam na elaboração do plano plurianual
Funcionários da Prefeitura de Cubatão participam no dia 20/5 de capacitação promovida pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Dirigido a gestores municipais e demais pessoas envolvidas na elaboração do PPA 2022-2025 (plano plurianual), o objetivo da formação é destacar como alinhar os indicadores, programas, ações e metas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 junto às necessidades locais. O evento, com início às 9 horas, será transmitido pela plataforma zoom. Funcionários públicos podem se cadastrar por este LINK. Após a inscrição será enviado, por e-mail, o link de acesso à sala.
O PPA é um plano de médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Municipal ao longo de um período de quatro anos. previsto na Constituição Federal. A ideia é construir um plano alinhado aos 17 ODSs para que suas metas sejam alcançadas até 2030.
O que são os ODS – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são parte da Agenda 2030 da ONU, um planejamento mundial adotado durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. São 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Outras informações estão em https://odsbrasil.gov.br/ .
Nesta Agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições a respeito desta agenda. O país tendo se posicionado de forma firme em favor de contemplar a erradicação da pobreza como prioridade entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Cubatão e os ODSs – Desde 2020, atores da sociedade civil e servidores públicos compõem um grupo denominado Comitê Desenvolve Cubatão que trabalha a territorialização e aceleração dos ODSs na cidade, em uma parceria entre PNUD e Petrobras. Após grande parte do grupo ser capacitada pelo PNUD em dois cursos (um de 12 horas/aulas e outro de 40 horas), desenvolveram projetos relativos a alguns indicadores voltados à igualdade de gênero, erradicação da  fome, sustentabilidade e combate à covid-19.
Os projetos estão em fase final de elaboração e, em breve, poderão ser realizados na cidade por meio de parcerias ou patrocínio. O objetivo é que futuramente o Comitê seja instituído por lei no município e sirva como um sinal de alerta para o planejamento e acompanhamento dos indicadores e metas.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais