Governo do Estado e Prefeitura inauguram restaurante popular Bom Prato

Unidade começará a funcionar amanhá, a partir das 7h30. Servirá diariamente almoços por  R$ 1,00 e cafés da manhã a R$ 0,50

Com a presença do governador João Doria, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (18) o restaurante popular Bom Prato, instalado pelo governo do Estado na Rua Cidade de Pinhal, s/nº, no Jardim São Francisco, em parceria com a Prefeitura.

Dona Maria Lúcia foi a primeira a se servir no Bom Prato

A inauguração do Bom Prato ocorreu em clima de festa, com muita música a cargo da Banda da Escola Padre José de Anchieta e fornecimento de 800 refeições gratuitas no dia da cerimônia. Lembramos que a partir de quinta-feira (19), o restaurante popular fornecerá 300 cafés da manhã a R$ 0,50 cada e 1.200 almoços por $ 1,00 cada.

O prato  de hoje foi arroz, feijão, yakissoba de legumes , frango xadrez, mini-pão francês e farinha de mandioca, acompanhados de suco de frutas vermelhas. Como sobremesa, ameixa. O cardápio foi aprovado pelos presentes.” Tudo muito gostoso, bem feito, limpo e servido com rapidez”, disse a dona de casa Maria de Lúcia Couto. Moradora há 38 anos de Cubatão, ela acabou entrando para  a história do Bom Prato da cidade por ter sido a primeira pessoa a ser servida.

Emerson Silva veio da Bahia e conseguiu emprego no restaurante popular / Foto: Marcus Cabaleiro

Para o baiano de Feira de Santana, Emerson da Silva, ocorreu o contrário: o Bom Prato é que entrou para a história da vida dele. Aos 18 anos de idade, morador no Jardim Casqueiro, conseguiu no restaurante seu primeiro emprego. “Eu vim tentar a vida em Cubatão, mas estava preocupado com a  falta de trabalho por aqui. Graças a Deus o Bom Prato me deu essa oportunidade”, disse Valdemir, que é um dos responsáveis pelo atendimento no salão do restaurante juntamente com outros 20  trabalhadores entre atendentes, cozinheiros e pessoal da limpeza.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro, o Zumbi, além das contrações diretas, a iniciativa cria outras oportunidades de geração de emprego e renda. Foram 100 operários que trabalharam na reforma do prédio e as compras para a prestação dos serviços no restaurante popular devem movimentar o comércio local. Entre diversos itens, Zumbi informa que diariamente serão consumidos 500 quilos de produtos hortifrutigranjeiros, 180 quilos de carne, 90 quilos de arroz e 50 de feijão. “É evidente que não há como impor, mas as compras serão feitas, preferencialmente, no comércio de Cubatão”.

Valdemir é engraxate e esteve no Bom Prato na inauguração / Foto: Marcus Cabaleiro

Entre os que amoçaram no primeiro dia do Bom Prato estava Valdemir dos Santos da Gama, de 42 anos, casado, pai de três filhos. Ele é um representante típico da clientela que será beneficiada pelo projeto. Desempregado há meses,  decidiu ganhar seu sustento como engraxate. “Trabalho aqui no centro e nem sempre consigo uma boa renda diária que dê para pagar meu almoço e ainda levar dinheiro para  casa”, diz Valdemir que mora na Vila Nova.  Agora só vou gastar R$ 1,00 para almoçar”.
Gestão – Ao discursar, na inauguração, o prefeito Ademário Oliveira lembrou que o Bom Prato, instalado no prédio da antiga cozinha da comunidade –  que estava abandonado havia 10 anos – é conseqüência de ações, tanto da Prefeitura como do Governo do Estado, voltadas para a boa gestão dos recursos públicos. Destacou outras obras locais que, segundo ressaltou, foram planejadas com senso de responsabilidade: implantação do centro de complexidades médicas no prédio abandonado havia 35 anos,do teatro municipal; da policlínica, no espaço subutilizado do Edifício Castro; da reabertura da Estação das Artes, fechada e abandonada havia dois anos. “ Em três anos de governo acabamos com todos os elefantes brancos da cidade”.
O discurso do governador João Dória seguiu no mesmo tom, lembrando que, graças à gestão responsável, foi possível destinar neste final de ano recursos da ordem de R$ 25,9 milhões para cidades da Baixada Santista.  “Em uma gestão pública de qualidade não há espaço para fazer política”, afirmou.
Discursaram, também na solenidade, Carla Moreira, diretora da ONG Vidas Recicladas, responsável pela administração do restaurante popular; Paulo Matias, secretário executivo da Secretaria de Bem Estar Social do Estado; e Alberto Kanamura, secretário executivo da Secretaria da Saúde. Entre as autoridades presentes estavam os deputados  Wellington Moura, Paulo Correia Junior e Caio França; o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; o presidente da Câmara de Cubatão, Fábio Alves Roxinho; os vereadores municipais; secretários municipais; e representantes de entidades de classe e clubes de servir.
Espaço de convivência – Junto ao restaurante popular Bom Prato foi inaugurado também o espaço “Quem gosta cuida”, área totalmente ajardinada, com projeto paisagístico. Possui 1.500 m² totalmente reservados a intervenções culturais (performances musicais, teatrais, palestras, etc).  O espaço conta ainda com playground e funcionará no horário do Bom Prato.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI