A Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mediou o Ativa Parque nesta quarta-feira (5), no Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº – Centro), em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no dia 6 de abril. A programação também faz parte do calendário oficial dos 74 anos de emancipação político-administrativa de Cubatão.
Durante o programa, aproximadamente 80 pessoas da terceira idade, divididas em grupos, participaram de gincanas e dinâmicas coletivas. Ao som de músicas animadas, os participantes também se exercitaram com passos de danças sob apoio de profissionais de educação física e fisioterapia.
Presente, o secretário de Turismo Fabrício Lopes destacou a importância da ação. “Ao comemorar o Dia Mundial da Atividade Física, temos o propósito de estimular que as pessoas saiam do sedentarismo e tenham uma melhor qualidade de vida. Entendemos que o Parque Anilinas é o local que melhor acolhe e representa esse acolhimento de quem quer se exercitar”.
Para a fisioterapeuta Viviane Campina, a prática é fundamental à vida. “Previne e controla doenças cardíacas, além de reduzir sintomas de depressão, ansiedade e declínio cognitivo, aperfeiçoa a memória, exercita a saúde cerebral e promove melhora à convivência social”. “Pela confraternização e o acolhimento que os integrantes recebem, o grupo vai muito além das práticas de exercícios físicos. Para nós, o Ativa Parque é como uma família”, Viviane continuou.
A servidora do núcleo santista do Departamento Regional da Saúde (DRS – IV), Nilva Carvalho, também ressaltou os benefícios da prática de acordo com estudo internacional. “Cento e cinquenta minutos de exercício físico é o tempo mínimo semanal recomendado para que você tenha melhora em até 80% na saúde”.
A profissional também é interlocutora do Programa Agita São Paulo, que visa combater o sedentarismo no Estado de São Paulo, promovendo o aumento do nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa – premissas fortemente relembradas no encontro.
Por fim, a educadora física da área da Saúde, Susana Teixeira, deixou uma mensagem àqueles que não têm o hábito de se movimentarem. “Exercício é remédio com menos efeitos colaterais porque mexe com várias partes do corpo. A movimentação gera mais saúde e disposição”.
O Dia Mundial da Atividade Física, por sua vez, é criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem objetivo de incentivar a prática regular de exercícios físicos para uma vida mais saudável e lembrar que o sedentarismo é um alto fator de risco para a saúde.
Texto e fotos: Redação/Secom