...

Habitação: Cubatão é selecionado em dois projetos para participar do Encontro Cidades

Regularização Fundiária do Beira Rio e Câmara Comunitária de Mediação de Conflitos serão apresentados no evento que acontece no estado do Pará
  • 4 min de leitura

A Secretaria Municipal de Habitação foi selecionada para participar do Encontro Cidades – da Amazônia e do Brasil, por meio do Projeto de Regularização Fundiária do Beira Rio e da Câmara Comunitária de Mediação de Conflitos. As duas ações estão entre as 20 escolhidas em todo o país. O evento ocorre de 5 a 7 de maio, em Belém (PA).

“Os projetos selecionados na mostra serão expostos aos outros municípios, incluindo representantes da recém-criada Secretaria Nacional das Periferias, do Ministério das Cidades”, explicou a secretária de Habitação Andrea Castro. “É uma ótima oportunidade para troca de conhecimentos, levar coisas boas de nossa cidade e a nossa experiência”, completou, enaltecendo a presença no evento do ex-secretário de Cultura de Medellín, Colômbia, Jorge Melguizo.

O Encontro Cidades tem por objetivo criar um espaço de debate para construção de municípios sustentáveis, bem como engajar a população para ser protagonista dessas ações. Nesta edição, o evento contará com a união do Laboratório da Cidade e do 5º Encontro de Urbanismo Colaborativo (do Instituto Courb).

O Laboratório da Cidade e Instituto Courb são duas organizações sem fins lucrativos que atuam em projetos focados na promoção e construção de cidades mais sustentáveis e inclusivas. Outras informações podem ser obtidas em: https://laboratoriodacidade.org/encontro-cidades-2/.

Beira Rio – O núcleo foi formado por operários do antigo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) de São Paulo, que chegaram a Cubatão para a construção da Rodovia Anchieta. Trata-se de 50 famílias que ocupavam a área desde 1950, sem regularização fundiária. “Em 2018, a Sehab foi procurada por uma comissão de moradores que reivindicavam esse procedimento. Nos reunimos com as lideranças e comunidade e traçamos um plano de ação. Todas as etapas foram discutidas com a comunidade, que acompanhou o desenvolvimento do projeto”, relatou Andrea.

Para efetivar a regularização fundiária, foram realizadas obras de infraestrutura, como saneamento e pavimentação. A participação dos moradores também inclui a planta baixa de cada lote e a escolha do nomes das ruas.

“O viário não era oficial e realizamos com os moradores de cada rua eleições para a escolha dos nomes oficiais, sendo homenageados alguns moradores fundadores, por meio de oficinas em que resgatamos toda a memória do bairro. A pesquisa fundiária da área nos fez aprofundar na história de nossa cidade, uma vez que uma parte da área não possuía registro (matrícula ou transcrição)”.

Com isso, a Secretaria descobriu que o terreno era originalmente da Companhia Jesuíta e depois foi incorporado ao patrimônio do Estado quando a companhia foi expulsa do Brasil. O processo de regularização fundiária do núcleo Beira Rio foi concluído no ano passado.

Câmara Comunitária de Mediação de Conflitos – trata-se do curso de política pública de pacificação e mediação de conflito ministrado a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação com a Universidade Católica de Santos (Unisantos). Participaram, ao todo, 30 líderes comunitários e 16 servidores públicos.

O conteúdo abordou técnicas de comunicação e estratégias de conciliação e negociação, capacitando à compreensão da Política Pública de Tratamento aos Meios Alternativos de Solução de Conflitos. Além disso, estimulou a reflexão sobre o conceito de “conflito” em seus vários aspectos e apresentou o panorama nacional e internacional dos Meios Alternativos de Soluções de Conflitos e principais metodologias para a resolução.

O curso também teve como objetivo o aprimoramento das habilidades mediadoras e conciliadoras que solidifica uma perspectiva educadora-transformadora da sociedade, que, ao longo do tempo, permite às partes, empoderadas, solucionarem de forma pacificadora seus conflitos.

Por: Marisol de Andrade/Secom

Fotos: Arquivo Secom

Regularização fundiária do núcleo Beira Rio

 

 

 

Mediação de conflitos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais