Hospital de Cubatão mantém certificado Hospital Amigo da Criança

O Hospital de Cubatão (HC) recebeu, nos dias 16 e 17 de outubro, as avaliadoras da Iniciativa Hospital da Criança, Tereza Hanae Sato Nakamura e Lygia Mendes dos Santos Border, para a auditoria do Certificado “Hospital Amigo da Criança”.  Após a visita, as representantes da Secretaria de Saúde do estado de SP pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança revalidaram o certificado para o próximo triênio 2020/2022.

“O Hospital de Cubatão está apto a manter o certificado de Hospital Amigo da Criança por mais 3 anos. Cumpre todos os passos e normas que contribuem para o melhor vínculo do binômio mãe e bebê. Parabenizo a todos pela dedicação e por essa conquista. É um título de extrema importância para o HC pois o torna referência no atendimento materno infantil para toda a região da Baixada Santista”, afirma Lygia Mendes dos Santos Border.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Trata-se de um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo UNICEF e pela OMS. Para ser amigo da criança, o hospital deve também atender outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

“O Hospital de Cubatão tem cumprido o que é preconizado pela IHAC. Nessa visita, o que mais saltou aos olhos foi a harmonia e coesão das equipes, todos falando a mesma linguagem com um objetivo comum de melhor atender as pacientes. Muito satisfatório ter vindo aqui e presenciado o processo de trabalho desenvolvido”, afirma a avaliadora Tereza Hanae Sato Nakamura.

Desde que assumiu a gestão do Hospital de Cubatão, a Fundação São Francisco Xavier realiza a capacitação das equipes com o objetivo de mobilizar e atualizar os colaboradores quanto às condutas e rotinas responsáveis para o sucesso do aleitamento materno e todas as abordagens e diretrizes definidas pela IHAC.

Informações: Assessoria de imprensa do HC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais