As ações da campanha “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das iniciativas de incentivo ao aleitamento materno, já estão em pleno andamento no Hospital Municipal de Cubatão (HMC). Antecipando as atividades reconhecidamente promovidas durante o mês de agosto, a unidade deu início a uma importante programação de treinamentos voltados a todos os colaboradores, com foco na iniciativa “Hospital Amigo da Criança”.
Promovido pela Comissão do IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança), o treinamento visa mobilizar, capacitar e conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância do aleitamento materno, com foco no fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê, especialmente durante o período de internação.
“O incentivo ao aleitamento materno não pode estar restrito ao Agosto Dourado, mas devemos usar essa referência para estabelecer programas como este realizado pelo Hospital Municipal de Cubatão, transformando a questão do aleitamento materno em uma cultura da instituição”, comenta o secretário de Saúde Márcio Oliveira. “Incentivar as mães a realizarem o aleitamento é muito importante para o desenvolvimento saudável da criança”, completa.
A programação inclui 24 encontros ao longo do mês de julho, abordando os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, uma das principais estratégias da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a promoção da saúde infantil e redução da mortalidade infantil.
“O aleitamento materno exclusivo, desde as primeiras horas de vida até os seis meses, é uma medida comprovada para o desenvolvimento saudável da criança e para a saúde da mãe. Com essas ações, buscamos oferecer um cuidado mais humanizado, baseado em evidências científicas”, afirma a enfermeira Daniela Souza, Presidente da Comissão de Aleitamento Materno do HMC.
A iniciativa “Hospital Amigo da Criança” é um reconhecimento internacional concedido a instituições de saúde que se destacam no apoio à amamentação. No HMC, o engajamento dos profissionais tem sido fundamental para consolidar essa cultura de cuidado e proteção à primeira infância, fortalecendo o compromisso da instituição com a promoção da saúde desde o nascimento.
Por: Secom Cubatão/AA com informações da SBCD
Foto: Divulgação