Hospital Municipal de Cubatão (HMC) completou, nesta quarta (9), 28 anos de serviços prestados à população cubatense e até de parte da região. E para celebrar a data, foi organizada cerimônia especial, ocorrida em frente à entrada principal do hospital. A Solenidade teve apresentação da banda musical formada por alunos da rede escolar municipal que, sob a regência do maestro Luiz Carlos. O evento foi prestigiado por várias autoridades municipais.
Representando o prefeito César Nascimento, o secretário de Governo Allan Matias falou do novo ciclo por que passa o HMC. Para isso, fez uma dicotomia entre a reflexão e o presente: “Se este hospital pudesse fazer uma reflexão, lembraria das diversas dificuldades e também da missão que vem cumprindo ao longo desses anos. Quanto ao presente, fica a realidade de ter voltado a ser referência em atendimento hospital na Baixada Santista, sem contar que a Saúde cubatense lidera o ranking em Saúde da Família na região”, reforçou Allan Matias.
Na oportunidade, os representantes da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), organização social responsável pela Gestão Administrativa do Hospital, destacaram o compromisso do hospital com a qualidade do atendimento e os bons resultados alcançados pela atual gestão, ressaltando também o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela SBCD, que tem promovido avanços significativos na humanização e eficiência dos serviços de saúde ofertados à população usuária do hospital. “É com grande alegria que nos reunimos aqui para celebrar esses 28 anos de existência desse hospital que dirigimos com muita responsabilidade, demonstrando o compromisso com aos usuários do Sistemas Único de Saúde”, comentou o presidente da SBCD, o Dr. Luiz Antonio Picerni, que completou dizendo que “dias como esse nos fazem entender que valem a pena acreditar na Saúde e salvar vidas. Para isso acontecer, agradecendo os colaboradores e a população que nos ajudam a fortalecer a Saúde Pública local, fazendo com que esse hospital voltasse a ser referência em toda a região”.
Também participou do evento o Dr. Roberto Alexandre da Rocha Alves, diretor técnico do Hospital, além dos demais dirigentes e vários colaboradores da unidade.
A Câmara dos vereadores esteve representada por Jair do Bar, Guilherme Amaral, Batoré e Carioca. “Sinto-me muito honrado de falar em nome da Câmara Municipal. Também quero enaltecer o trabalho dos trabalhadores da saúde que dão a força necessária para que a Administração e a Gestão da unidade façam um bom serviço na atualidade, tornando esse hospital uma unidade privilegiada e referenciada a serviço do povo”, resumiu Jair do Bar, vice-presidente da Câmara.
Servidora mais antiga do HMC recebe homenagem – No encerramento da solenidade, a servidora mais antiga do HMC foi homenageada pelos seus longos anos de serviços prestados. A curiosidade é que ela tem o mesmo tempo que o hospital. Trata-se Marcia Rosania Pereira dos Santos. Ela tem 54 anos e 28 deles praticamente dedicados ao trabalho no Hospital Luiz Camargo da Fonseca e Silva, o HMC.
Moradora da cidade, ela disse “esse local faz parte, literalmente da minha vida, pois mais da metade dela foi vivida aqui. Foram muitos momentos presenciados, pois vi abrir, vi fechar e vi abrir de novo, sobrevivi à pandemia e estou aqui, com toda a minha dedicação. Então, agradeço a Deus e me sinto uma privilegiada por essa oportunidade”, comentou emocionada.
‘Feliz Aniversário’ e Placa alusiva – Para marcar o final, a direção do HMC entregou uma placa alusiva aos 28 anos da unidade ao secretário de Saúde Márcio Oliveira e ao secretário de Governo Allan Matias, seguido do tradicional ‘’Feliz Aniversário’’ ao Hospital e à Cidade berço, com o primeiro pedaço do bolo sendo entregue, simbolicamente, à servidora mais antiga.
Também participaram da cerimônia os secretários Cláudio Barazal (Secom), Marcos Quarterolli (Obras), Omar Bermedo (Secult), Jaque Barbosa (Mulher e Direitos Humanos) e a Presidente Fundo Social de Solidariedade Simone Lopes.
Texto e Fotos – Secom Cubatão