Símbolo do movimento de comunicação efetiva não violenta e humanizada, adotado pelo município de Cubatão em todas as suas frentes, incluindo o Hospital Municipal de Cubatão (HMC), o mascote “Baby Girafa” do HMC será batizado e terá o nome revelado na terça-feira, 12 de setembro, às 14 horas. A cerimônia contará com momento de espiritualidade – com música ao vivo, premiações ao vencedor do concurso e homenagem surpresa final.
A campanha para escolha do nome ocorreu durante o mês de agosto e contou com a participação de todos os colaboradores que atuam no hospital. Pelo menos 179 sugestões foram apresentadas e uma comissão selecionou cinco opções para a votação final, com 214 votos e o nome campeão com 82% dos votos, que será revelado nesta terça-feira, 12.
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. Em Cubatão, a Secretaria Municipal de Saúde adota essa prerrogativa em todos os seus serviços.
Segundo Dr. Newton Tomio Miyashita, diretor técnico do Hospital Municipal de Cubatão, uma comunicação efetiva no ambiente hospitalar é um dos principais meios para evitar erros na assistência, pois a assistência hospitalar perfeita é produto de ações engrenadas através de comunicação continua, enquanto erros de comunicação são responsáveis por eventos adversos evitáveis. “Na área da saúde, uma comunicação não efetiva pode custar a vida de alguém. Por isso, temos investido fortemente neste movimento de comunicação efetiva, não violenta e humanizada, e a adoção de nosso mascote é um passo essencial em todo esse processo”, conclui o médico ginecologista obstetra, com mais de 40 anos de atuação na área hospitalar.
Por: Redação Secom com informações de Caminho de Damasco