Campanha leva mais de 10 mil pessoas às salas de vacina
Desde 12 de abril, data de início da campanha, até 27 de maio, foram vacinadas contra Influenza em Cubatão 10.459 pessoas, um crescimento de 27,81% em relação aos números de uma semana antes (8.183 pessoas), o que representa uma média de 455 doses aplicadas por dia. A cidade está desde 11 de maio na segunda fase da campanha, imunizando até 8 de junho pessoas a partir de 60 anos de idade e professores. A vacinação é realizada nas 14 unidades de Saúde com salas de vacina (confira abaixo), das 8h30 às 16 horas, e em quatro postos volantes.
De acordo com os números do Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) de Cubatão, até o momento a segunda etapa da campanha imunizou 4.036 idosos a partir de 60 anos (total de 15.305), uma ampliação de 70% em relação ao número anterior (2.374). Foram ainda vacinados 130 professores.
Como a vacinação ocorre simultaneamente ao Plano Estadual de Imunização contra a covid-19, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) orienta que a prioridade seja a imunização contra covid-19, com a aplicação da vacina contra influenza sendo agendada para um período posterior a 15 dias, sem risco de perder a imunização.
CRIANÇAS, GESTANTES, PUÉRPERAS
Crianças de 6 meses até 6 anos de idade, gestantes, puérperas e profissionais de Saúde, população-alvo da primeira etapa, seguem sendo vacinados.
Até 27 de maio, foram vacinadas 1.399 crianças de 6 meses a 2 anos (62,6% da meta), 2.284 crianças de 2 a 4 anos (38,5%), 689 crianças de 5 anos (35,1%), 611 gestantes (55%), 108 puérperas (59%) e 1.196 trabalhadores da Saúde (32%).
A campanha ocorre até 9 de julho e terá ainda uma terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho, com a vacinação de pessoas com comorbidades, portadores de deficiências permanentes, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.
A vacina
A vacina contra Influenza não causa gripe nem eventos adversos graves e tem como principal benefício a prevenção de complicações como pneumonia e internação hospitalar. A vacina não deve ser aplicada em pessoas em quadros febris e causa efeitos colaterais leves em até 10% das pessoas vacinadas, entre os quais febre, dor local e dor no corpo com duração de até dois dias. A vacina contra Influenza é contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em doses anteriores ou que sejam alérgicas a ovo ou qualquer outro componente da vacina. Não há contraindicação para pacientes imunodepressivos.
Salas de vacina – Confira os endereços das salas de vacina:
UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);
USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);
UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);
UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);
(USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquinio, s/nº);
UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);
USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);
USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);
USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);
USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);
USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).
Posto volante
Nas unidades CSU e Água Fria a vacinação é realizada às quarta-feiras, das 9 às 15 horas. Nas quintas-feira, no mesmo horário, é a vez das unidades Caic/Vila Esperança e Vila Natal.