IPTU 2024: contribuintes de Cubatão podem solicitar e emitir carnê pelo aplicativo ‘Sou Cidadão’


No app, munícipe ainda pode realizar pagamentos via Pix

Um salto tecnológico que marca a Baixada Santista. Desde janeiro deste ano, o aplicativo ‘Sou Cidadão Cubatão’ tem facilitado e revolucionado o acesso do contribuinte cubatense a serviços essenciais. Com a iniciativa, é possível consultar e pagar tributos diretamente do seu celular, seja você usuário dos sistemas operacionais Android ou iOS.

Cubatão se destaca como a primeira cidade da região a oferecer o carnê do IPTU através de um aplicativo. Nele, os munícipes podem explorar funcionalidades, começando com a consulta de imóveis registrados no CPF e verificação dos débitos de IPTU, com opção de efetuar o pagamento de forma prática e rápida.

Uma novidade importante é a possibilidade do contribuinte optar pelo recebimento do carnê de IPTU de 2024 e dos exercícios subsequentes no aplicativo, com possibilidade de pagamento via Pix. Além disso, código de barras pode ser copiado e pago nos aplicativos de bancos dos munícipes. Ainda assim, o munícipe pode solicitar e receber o IPTU físico, se preferir, pelos Correios.

O acesso – Ao instalar o aplicativo, basta inserir o número do CPF, realizar um breve cadastro com a geração de senha, e automaticamente ter acesso às informações do imóvel vinculado ao cadastro de pessoa física. Além de conferir o débito de IPTU e valores, o ‘Sou Cidadão’ permite escolher entre o pagamento em cota única ou parcelado, com opções de boleto, linha digitável, PIX copia-cola ou QR Code, tornando o processo completamente on-line.

A experiência vai além, oferecendo dados georreferenciados do imóvel em um mapa interativo, acesso ao cadastro imobiliário e esclarecimento de dúvidas frequentes. Vale ressaltar que, além do aplicativo, os contribuintes podem acessar o carnê por meio do link https://cubatao-tributos.mitraonline.com.br/.

Segundo, César Nascimento, secretário de Governo, o objetivo é “expandir as funcionalidades do aplicativo, proporcionando aos cidadãos acesso a outros tributos municipais, eliminando a necessidade de deslocamento até a Prefeitura ou acesso a sites”. Genaldo Santos, secretário de Finanças, ressalta que a iniciativa “busca promover economia na Prefeitura de Cubatão, reduzindo a necessidade de impressões de carnês. Cubatão mostra que está no caminho da modernidade, trazendo benefícios diretos para seus cidadãos”.

 Por: Renan da Paz/Estagiário Jornalismo
Foto: Freepik

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais