Isolamento inspira a arte  da Cia de Dança de Cubatão

O movimento dos bailarinos extrapola a limitação do espaço

O cenário pouco importa. O figurino, também não. O que vale é a emoção. A voz que exala do corpo e toca o outro, mesmo que à distância. Assim os integrantes da Companhia de Dança de Cubatão demonstram que, para a arte, o espaço confinado se transforma no infinito de uma janela, no destino imprevisível dos degraus de uma escada e, a opressão de um apertado corredor ganha fluidez com a mente regendo gestos, olhares, passos, numa sincronia que evidencia que o isolamento também aguça a sensibilidade e produz o belo.
O resultado da criação coletiva está condensado em um vídeo de pouco mais de quatro minutos, tempo que 16 bailarinos se revezam ao som de Viva La Vida, esbanjando criatividade, desnudando flashes de seus espaços íntimos e, em cumplicidade com a câmera, conquistam o olhar não apenas com sensualidade, mas com paixão pela arte. O vídeo pode ser conferido nas plataformas virtuais da Cia no Facebook (facebook.com/Ciadancacubatao) e Instagram (instagram.com/ciacubatao).
“O que se vê quando a porta se fecha?”, pergunta o texto do coreógrafo Zeca Rodrigues, que pontua o vídeo disponível na página do Face da Cia de Dança de Cubatão. “Na solidão de uma sala vazia, pela janela meus olhos viajam, trazendo pro meu corpo uma urgência, uma vontade de descer as escadas e sair”.
A diretora do grupo, Flávia Sá, conta que a intenção é levar uma mensagem de esperança durante essa fase de distanciamento social. Por isso, cada bailarino contribuiu para a obra a partir de seu espaço de confinamento. A varanda aprisionada pela tela de segurança virou palco. O sofá da sala aconchegou a harmonia do corpo. A mesa, suporte para a tensão dos músculos, transformou em concreto a inspiração. E, como diz Zeca Rodrigues ao final do vídeo, “Dançar é como respirar. O movimento não é simples querer… é necessidade”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais