O colombiano Jorge Melguizo, referência latinoamericana em processos de recuperação social bem-sucedidos, conheceu Cubatão neste domingo (1º). A visita foi nos bairros Cota, a convite da Prefeitura de Cubatão. Melguizo almoçou no restaurante de economia solidária da Cota 200 acompanhado pelo prefeito Ademário Oliveira, agentes públicos e comunidade.
Jorge teve a oportunidade de conhecer a cultura local por meio da culinária. No cardápio, pratos feitos com alimentos locais como antepasto de lírio, fritado da flor de banana, arroz, feijão, frango com molho de inhame. A maioria dos alimentos foi colhida da horta do restaurante.
O colombiano também conheceu detalhes do projeto de recuperação socioambiental da Serra do Mar, primeiro programa de urbanização desenvolvido no município. O projeto transformou por completo aquela comunidade, retirando moradias de áreas de risco e implantando áreas de lazer e atividades de geração de renda, como esse restaurante. Jorge ganhou presentes e se interessou em conhecer sobre os outros programas habitacionais que estão sendo realizados em Cubatão, como a urbanização da Vila Esperança e da Vila dos Pescadores.
“Estou curioso para saber detalhes dos projetos realizados em Cubatão, especialmente os habitacionais. Quero muito poder trocar experiências com todos sobre o combate à pobreza e à violência, modelos de gestão pública e integração de diferentes secretarias para um objetivo comum. Estou cada vez mais certo de que só é possível construir uma nova sociedade se trabalharmos o coletivo e não o individual”, disse Melguizo.
O prefeito Ademário Oliveira celebrou a presença do colombiano e entende que esta será uma oportunidade incrível para receber informações e expertise sobre ações positivas e exitosas no campo da proteção social, educação e segurança pública. Também participaram secretários municipais de Habitação, Saúde (Adjunto), Obras, Meio Ambiente, Procuradoria, Comunicação Social, Segurança Pública e Cidadania, Educação e Chefia de Gabinete.
Jorge Melguizo acredita que os problemas das cidades na América Latina são muito parecidos, pois tem a mesma raiz estrutural: desigualdade social e violência. “Creio que somente com a participação popular essa história pode ser modificada, por meio de um amplo processo de transformação educacional e cultural. Foi assim em Medellín. E é essa experiência que pretendo compartilhar”.
Oficina social para agentes públicos – Melguizo deve abordar a questão essencial da proximidade com as comunidades para que a sociedade se torne protagonista do processo de transformação, além da transparência na relação com os atores sociais em oficina nessa segunda-feira (2), voltada para servidores da Prefeitura de Cubatão. A palestra ‘Urbanismo social – transformação da cidade à transformação da sociedade’ acontece a partir das 14h no auditório do Cide-Ciesp (av. Joaquim Miguel Couto, 120).
Sobre Jorge Melguizo – Jornalista, consultor e também professor de Gestão Pública, Jorge Melguizo tem sido uma das figuras mais requisitadas para falar de cultura e políticas públicas na América Latina e no mundo. Jorge acredita que a educação é o grande projeto cultural de uma sociedade. “Em Medellín, temos a seguinte máxima: o contrário da insegurança não é segurança, é convivência. E a convivência se constrói com investimento em projetos sociais, educativos e culturais”, disse.
Nos anos 90, o índice de homicídios em Medellín, na Colômbia, era assustador: 382 casos para 100 mil habitantes. Durante a gestão de Melguizo como secretário, de 2005 a 2009, e de Desenvolvimento Social, de 2009 a 2010, o número baixou para 39 casos a cada 100 mil habitantes, e chegou a 19 casos em 2016. A ele, portanto, é dado parte do crédito por ter revolucionado a cidade. As armas de Melguizo foram projetos culturais e um dos destaques, os parques-bibliotecas, centros cívicos de usos múltiplos que trabalham por uma maior qualidade e inclusão social das populações, facilitando seu acesso a diferentes programas e projetos. Atualmente, os complexos chegam a receber 100 mil pessoas por semana.
Por: Morgana Monteiro/Secom
Fotos: Secom Cubatão