Jovens da Orquestra Cubatão Sinfonia estarão no Teatro Municipal de Santos nesta quinta-feira (14)

Será a partir das 20h, com entrada gratuita

Os jovens da Orquestra Cubatão Sinfonia têm um novo desafio nesta quinta-feira (14): se apresentar para grande público no palco do Teatro Municipal de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48). O concerto será às 20h, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes do espetáculo.
Nesta apresentação, dividem-se na regência o maestro titular da Orquestra, André Farias, e o maestro convidado, Marcos Sadao Shirakawa. “Estarmos em palcos emblemáticos da Baixada Santista, como é o caso do Teatro Municipal de Santos, é uma oportunidade incrível para todos esses jovens artistas em fase de profissionalização. Preparamos um programa de grande dificuldade técnica, o que é um incentivo para o aprendizado”, afirma André.
No repertório conduzido pelo regente titular estão grandes sucessos mundiais em arranjos orquestrais. A primeira parte traz músicas em um universo cinematográfico e do universo das HQs: “Capitão América, o Primeiro Vingador e os Vingadores”, de Allan Silvestri; “Indiana Jones selection”, de John Williams; “The Lion King”, composição de Elton John, Hanz Zimmer e Tim Rice.
Há, ainda, a belíssima “The Best of Henry Mancini” com um apanhado da obra desse grande gênio dos temas de TV e cinema – Mancini foi o criador do tema da Pantera Cor-de-Rosa e do filme “Bonequinha de Luxo”.
Realizado pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão, o projeto Orquestra Cubatão Sinfonia conta com patrocínio da Ecovias e Petrocoque via lei de incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, além de apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão.
Maestro convidado – A Orquestra também contará com a regência do maestro convidado Marcos Sadao Shirakawa. Essa parte do programa tem: “Mourão”, de Guerra Peixe; “O Trenzinho caipira”, de Heitor Villa-Lobos; “Pachelbel Rocks! Canon”, de Johann Pachelbel; “The great gare of Kiev and Hopak”, de Modest Murssorgsky; e “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Marcos Sadao é atualmente regente titular da Banda Sinfônica de Cubatão e coordenador musical do Instituto Relfe, de Peruíbe. “Foi com grande alegria que aceitei o convite para reger essa orquestra jovem. Passamos as últimas semanas ensaiando muito pra fazer bonito em Santos. Tenha certeza de que será um espetáculo emocionante”, afirmou Sadao.
A Orquestra – O projeto musical é um braço do Programa Cubatão Sinfonia e entra em seu terceiro ano de atividades e contempla 40 jovens integrantes, divididos em naipes de cordas, sopros (madeiras e metais) e percussão. Na formação, 20% dos alunos são do Programa Cubatão Sinfonia, que participam com o intuito de que suas habilidades sejam desenvolvidas na coletividade; 80% das vagas são destinadas aos demais músicos-alunos pré-avaliados de outras instituições musicais; e 10% das vagas a alunos-músicos suplentes, estagiários. O objetivo é viabilizar e incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, formalizando a união de todos os alunos que frequentam regularmente as aulas teóricas. Participam moradores de Cubatão e de outras cidades da Região, especialmente aqueles inseridos em áreas de vulnerabilidade social.
Fotos: Matheus Pereira (cortesia)
Galeria da imagens – CLIQUE AQUI