...

Julho Amarelo: Programa de Prevenção vai para as ruas de Cubatão

  • 4 min de leitura

Em atividade do Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, a equipe do Serviço de Atendimento a Doenças Transmissíveis (SADT) está percorrendo a cidade para oferecer testes rápidos e gratuitos para detectar a doença, além de HIV e sífilis.

Na quarta-feira (17), a equipe do Programa de Prevenção do SADT esteve no Lar Fraterno, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), onde foram realizados 25 testes. Estiveram no local os enfermeiros Murilo Silva e Alessandra Pereira de Andrade Santos, a técnica de enfermagem Vanderléia Souza e a agente de combate a endemias Alexandra Nascimento, acompanhadas pela chefe do SADT, Querollaine Bernardes.

Na segunda-feira (14), foi a vez de uma visita ao pátio de caminhões Maraca, onde foram realizados 17 testes rápidos em caminhoneiros. Nesse dia, além do enfermeiro Murilo Silva e da técnica de enfermagem Vanderléia Souza, a equipe contou com a técnica de enfermagem Giovanna dos Passos Siqueira e com a assistente social Elis Benícia Lopes. Ao longo de mês, estão previstas uma nova passagem pelo Lar Fraterno e outras atividade pela cidade, como uma roda de conversa na Unidade de Saúde da Família da Vila Natal no dia 29.

Já no dia 30, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Casqueiro promove a partir das 8h30 um mutirão de testagem voltado para os grupos mais vulneráveis à transmissão, como gestantes, pessoas que tiveram algum acidente com material cortante (piercing, manicure, tatuagem), pessoas vivendo com HIV, população LGBTQIAPN+ etc.

O ano todo – Querollaine Bernardes conta que as atividades de prevenção não ocorrem somente no Julho Amarelo, são uma rotina do setor ao longo de todo o ano, como em maio, com testagem rápida de HIV e sífilis, orientação, aconselhamento e distribuição de preservativos no Ecopátio.

Além das visitas do Programa de Prevenção, o SADT mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, para quem precisar fazer o exame ou tirar dúvidas sobre os procedimentos. O interessado deve levar documento de identificação com foto e Cartão SUS. Não é necessário estar em jejum. O CTA fica na Rua D. Pedro I, n° 104, Vila Nova.

A Campanha – O Julho Amarelo, iniciativa representada por um laço amarelo, reforça a importância das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Essas doenças são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo e, por isso, é preciso atenção ao consumir informações sobre o tema. As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Elas são causadas por vírus e algumas hepatites se dão pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Casos e vacinação – Até o momento, Cubatão registrou 28 casos de hepatites em 2025, sendo três do vírus tipo A, 15 do B e 10 casos do C. A cobertura da vacina contra a hepatite B está acima de 95%, meta indicada, tanto em crianças de 30 dias como menores de 1 ano de idade. A cobertura da vacina contra a Hepatite A, aplicada com um ano de idade, está em 91,62%.

Por: Secom Cubatão/AA
Fotos: Divulgação PMC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais