...

Livro ‘Um legado de vozes e acordes’ celebra mais de 30 anos de música da Banda Marcial e do Coral Raízes da Serra

Lançamento, nesta sexta-feira (31), homenageia os dois grupos que são símbolos da identidade cultural da cidade
  • 3 min de leitura

Para eternizar a trajetória artística cubatense, a Banda Marcial de Cubatão e o Coral Raízes da Serra lançam o livro Um Legado de Vozes e Acordes. Será nesta sexta-feira (31), às 19h30, no Bloco Cultural, que fica na Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro, reunindo músicos, regentes, coralistas e a comunidade em uma noite de homenagens e música ao vivo. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Durante o lançamento, o público poderá prestigiar apresentações da Banda Marcial Infantil de Cubatão, Banda Marcial Jovem, Corpo Coreográfico, Coral da ETMD Ivanildo Rebouças da Silva, em homenagem ao Coral Raízes da Serra, além do próprio Coral Raízes da Serra e da Banda Marcial de Cubatão.

“Em Cubatão, a música não apenas se ensina, ela se herda, se compartilha e se eterniza”, destaca o maestro Alexandre Felipe Gomes, regente da Banda Marcial desde sua criação. Mais do que um registro histórico, o livro é uma celebração da memória e do talento que atravessam gerações. A publicação reúne depoimentos, fotografias e bastidores que mostram como a arte, em Cubatão, se transformou em instrumento de integração social e orgulho coletivo.

Banda Marcial de Cubatão – Com origem na antiga Fanfarra Municipal, criada em 1990, a Banda Marcial consolidou-se como referência artística na Baixada Santista. Seu repertório plural transita do barroco à MPB, passando por trilhas de cinema e grandes clássicos internacionais. Sob a regência do maestro Alexandre Felipe Gomes e com coreografias da professora Jhully Batista, o grupo já representou Cubatão em festivais nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Bandas e Fanfarras no Chile, um dos mais importantes da América Latina.

Coral Raízes da Serra –  Fundado em 1989, o Coral Raízes da Serra nasceu com o objetivo de integrar o público da terceira idade em atividades artísticas e culturais. Com repertório diversificado e aulas de expressão corporal, o grupo promove inclusão, socialização e qualidade de vida. Atualmente, reúne cerca de 30 participantes, homens e mulheres entre 55 e 90 anos, sob a regência da maestrina Sandra Diogo Moço. Desde 2022, o coral faz parte da ASABAMC (Associação dos Amigos da Banda Marcial de Cubatão), levando o nome do município a diversos encontros culturais pelo Estado.

 

Serviço

Noite de autógrafos do livro Um Legado de Vozes e Acordes

sexta-feira, 31 de outubro, às 19h30

Local: Bloco Cultural do Paço Municipal de Cubatão – Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro
Apresentações da Banda Marcial Infantil, Banda Jovem, Corpos Coreográficos e Corais de Cubatão

 

A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação); ODS 19 (Arte, cultura e comunicação). Conheça os ODS propostos em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

 

 

Por: Secom Cubatão/RF
Foto: Freepik

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais