Educativo, seguro e conscientizador: este é o ambiente escolar ideal, impulsionado pelo programa de prevenção contra as drogas, realizado pela Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCMC) em unidades escolares da cidade. A ação teve início neste mês de junho e acontece em uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e a Seduc (Secretaria de Educação ). A abordagem é sobre os efeitos devastadores de entorpecentes lícitos e ilícitos.
Direcionado a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o programa está sendo recebido com muito entusiasmo e receptividade na UME Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova . Para realizar as 12 palestras – sendo uma para cada turma e duas para professores –, uma equipe de guarda civil passou pelo Curso de Formação de Agentes Multiplicadores na Prevenção do Uso Indevido de Drogas, promovido pelo DIPE/DENARC – Divisão de Prevenção e Educação do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico.
A concepção do projeto ocorre por intermédio do Programa Saúde nas Escolas (PSE), da Seduc. Já as explanações são alusivas à Lei Municipal nº 3.746, de 8 de setembro de 2015, que instituiu a Semana de Conscientização Contra o Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas no município. O projeto é piloto e a intenção do secretário de Segurança, Pedro de Sá, é de que essas conversas ocorram de maneira permanente em toda a rede de ensino.
A equipe responsável é composta pela diretora administrativa da GCM, Raquel Reis, e pelos guardas municipais Thalita, Thamara, Sampaio, Dos Santos, Afonso, Torres e Jesus, além da participação especial da ouvidora Daniele Monteiro e do corregedor Danilo Falcão. O programa busca promover um ambiente educativo e seguro, proporcionando aos alunos ferramentas para tomada de decisões conscientes e para o enfrentamento de pressões sociais relacionadas ao consumo de drogas. A iniciativa demonstra o compromisso da GCM e das secretarias envolvidas com a segurança e o bem-estar dos estudantes, além de reforçar a importância da prevenção na luta contra as drogas.
Com a excelente acolhida por parte da equipe da Seduc e a receptividade positiva dos alunos, o programa de prevenção contra drogas na unidade se mostra promissor para a construção de uma sociedade mais consciente e livre dos males causados pelo uso indevido de substâncias entorpecentes.
Por: Renan da Paz/Estagiário Secom
Fotos: Divulgação PMC