Ministra do Esporte visita Cubatão nesta sexta-feira (5) e fala sobre ampliação da prática esportiva no Brasil

Ana Moser participou da Caravana das Artes e do Esportes realizada no Poliesportivo Roberto Dick

Ana Moser, ministra do Esporte, esteve em Cubatão nesta sexta-feira (5), cumprindo agenda na Caravana das Artes e do Esporte, evento realizado no Poliesportivo Roberto Dick, no Centro da cidade. Ana Moser visitou a arena erguida no espaço, conheceu as atividades oferecidas às crianças e assistiu uma peça musical na tenda artística.

A visita da ministra à Caravana das Artes e do Esporte põe luz a uma atividade bem sucedida no que se propõe. Realizada por meio da lei de incentivo ao esporte, patrocinada por empresas brasileiras, a Caravana conta com parceria da Prefeitura de Cubatão. Só nessa semana, 1.800 crianças de escolas da rede pública de ensino participaram de jogos esportivos, brincadeiras e atividades artísticas em tendas de música e dança, sempre com foco na educação e na inclusão por meio da arte e do esporte.

“O que vemos aqui é uma grande mobilização, extremamente frutífera: mobilização da educação, esporte, relação com os municípios. O que é oferecido aqui na Caravana tem tudo a ver com a formação esportiva. Estamos buscando conhecer e integrar as ações que acontecem no Brasil. Precisamos articular essas iniciativas que vão ao encontro dos objetivos do Ministério, e que precisam ser ampliadas para todo o País”, afirmou a ministra. Além dos estudantes, 100 educadores participaram de cursos de formação como Pedagogia do esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte.

Durante a visita, Ana Moser falou sobre a missão do Ministério de democratizar o Esporte, gerando uma população mais ativa fisicamente: “O Esporte precisa estar no dia a dia das pessoas. Queremos ampliar a cultura da prática esportiva em diferentes níveis: seja como pauta de saúde, convívio social, ocupação dos espaços públicos, o que se dá por meio de atividades esportivas e artísticas acessíveis às comunidades”.

O compromisso da Pasta é ampliar o espectro de alcance de ações do esporte para que a população tenha acesso e não dependa da sorte. Ana Moser é ex-atleta do voleibol brasileiro e fez parte da Seleção Brasileira que conquistou a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino do País, em 1996, e muitas outras em Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Copa dos Campeões e Jogos Pan-Americanos.

Diversas autoridades municipais recepcionaram a ministra. Representando o prefeito Ademário Oliveira e o secretário de Governo César Nascimento, a chefe de gabinete Renata Almeida também destacou a importância da Caravana para a cidade. “É um cuidado que a Administração Municipal lança que todos os secretários tenham atenção para com as crianças do município. Após a pandemia e os reflexos negativos, é uma ótima oportunidade para reverter esses tempos difíceis”.

Sobre as Caravanas – A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação realizados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, com apoio do Unicef, que viajam o Brasil desde 2005 levando as metodologias Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte para atendimento direto de crianças e formação continuada de educadores e gestores públicos. Tem patrocínio das empresas Otis, EDP, Vale e Ultra por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas Mastercard e Vale por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte – Governo Federal.

Por: Morgana Monteiro/Secom
Fotos: Gerson Guimarães/Secom