Música e dança dos Grupos Artísticos recheiam escolas e biblioteca esta semana

Apresentações reúnem Grupo Rinascita, Cia de Dança de Cubatão e Banda Sinfônica
Os Grupos Artísticos de Cubatão vão percorrer a cidade esta semana com apresentações em espaços públicos e escolas. Nesta quarta-feira (9) pela manhã, o espetáculo foi do Grupo Rinascita na Biblioteca Central. O projeto “Manhã Musical” levou um pouco do intenso trabalho de pesquisa da equipe a frequentadores do local e pelo menos 50 estudantes da rede pública que estiveram presentes.
Sob direção artística de André Farias, o Rinascita apresentou a chamada “Música Antiga”, um apanhado da produção musical da Europa dos séculos XIV a XVI. O programa contou com “Il trotto” e “Miri it is” de compositores anônimos; “Ein Schottisch Tanz”, de Willian Brade; “Courtly masking ayres”, de John Adson; “La brosse”, Pierre Attaingnant; “Pastime with good company”, composição de King Henry VIII.
Entre uma música e outra, Farias fez um passeio pela história, contextualizando as canções e transportando a todos para salões de baile franceses ou um entardecer em um palácio na Inglaterra. “Nossa ideia é apresentar esse concerto em forma didática pelo menos uma vez por mês em espaços e colégios públicos para que as pessoas conheçam a música que pesquisamos”, afirmou o maestro.

Música e Movimento – Na quinta-feira (10), às 9h30, a Cia de Dança de Cubatão abre a programação de outubro do “Música e Movimento”. A apresentação será na UME Padre Antonio Olivieri Filho (Rua Maria do Carmo, 1350), no Jardim Casqueiro.
Sob direção artística de Vanessa Toledo, a equipe levará montagens em diferentes estilos, comprovando a competência do grupo. São coreografias como “Frozen”, um lindo balé fruto de criação coletiva; o duo contemporâneo “Por tanto tempo” assinado por Flávia Sá e interpretado pelos bailarinos Lucas Maia e Yasmin Mattos. Haverá, ainda, um duo de jazz com Vanessa Talita e Daniel intitulado “Toque-me com seu coração”, montagem assinada por Claudionor Alves; e a dançante “Pop”, um jazz vibrante do coreógrafo residente Zeca Rodrigues.
Na sexta-feira (11), a Banda Sinfônica de Cubatão prossegue com o projeto, transformando o pátio da UME Maria do Rosário Lopes em palco (Rua João Veiga, s/nº, Parque São Luiz). O concerto tem início às 10h e a regência será dividida entre o maestro titular, Marcos Sadao Shirakawa, e o regente-assistente, Ulysses Damacena.
O programa traz obras clássicas da música erudita e outras mais populares: “Barbeiro de Sevilha”, de Rossini; tema do filme “Superman”, composição de John Williams; além de obras de artistas brasileiros como “Gonzaga em Tom Maior”, de Luiz Gonzaga; “Suíte Carmem Miranda”, criação de Alexandre Daloia; e ainda “El Cumbanchero”, um clássico das obras latinoamericanas, assinada por Rafael Hernandez.
Fim de semana tem mais – No domingo, ainda tem outras apresentações dos Grupos. No domingo (13), às 9h30, a Banda Marcial realiza um Ensaio Aberto no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº). E às 15h, o projeto “Domingo no Parque” reunirá Coral Zanzalá, Coral Raízes da Serra e Corpo Coreográfico da Marcial no Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). Tudo com entrada gratuita.
Foto: Divulgação Grupos Artísticos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais