Nesta quinta (22) tem visita monitorada ao Cemitério Israelita de Cubatão

Interessados em participar do projeto piloto devem se inscrever por e-mail ou apenas comparecer no dia e hora marcados

A Secretaria Municipal de Cultura realiza nesta quinta-feira (22) mais uma visita monitorada ao Cemitério Israelita de Cubatão, mais conhecido como “Cemitério das Polacas”. Interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail cubatao.secult@gmail.com ou apenas comparecer no local e horário marcados. O ponto de encontro é em frente ao Cemitério Municipal (Rua Travessa José Vicente, s/nº).
A visita monitorada é dirigida pelo servidor público e historiador Welington Borges. Ao percorrer as lápides do Cemitério Israelita, a ideia é contar um pouco da história daquelas pessoas, a maioria mulheres traficadas e prostituídas. A ideia é promover educação patrimonial junto à comunidade.
As portas do Cemitério Israelita foram reabertas à visitação no fim de junho deste ano. O local foi totalmente restaurado pela Associação Israelita de São Paulo Chevra Kadisha em convênio com a Prefeitura. Atenção especial foi dada à recuperação das 69 lápides onde estão enterrados os corpos de 54 mulheres e de 15 homens. Do total apenas seis corpos não estão identificados, mas presumivelmente devem ser de mulheres, devido à localização. Fundado por volta de 1924 na área onde hoje está localizada a Refinaria Presidente Bernardes para receber “as polacas” – como eram conhecidas as prostitutas judias que vinham do leste europeu trazidas por traficantes de mulheres nos fins do século XIX e início do XX – o Cemitério Israelita foi transferido para um terreno isolado ao lado do atual Cemitério Municipal de Cubatão. O último sepultamento foi em 1966.