Neste mês, ‘cardápio especial de Natal’ nas escolas de Cubatão encanta alunos com sabores variados


Diversidade nutricional marca refeições dos mais de 15 mil alunos na rede municipal de Cubatão

O mês de dezembro chegou repleto de sabores especiais para os mais de 15 mil alunos das 51 unidades municipais de ensino em Cubatão. Até o dia 15 deste mês, diferentes escolas recebem cardápio cuidadosamente elaborado para atender creches, pré-escolas integrais e parciais, e escolas de ensino fundamental integral e parcial.

Nas creches, os pequenos desfrutam de um lanche saboroso composto por suco de manga e bolo de cacau com cobertura de brigadeiro de banana. Na refeição principal, a diversidade nutricional é destaque, com arroz, feijão, frango assado, farofa, salada de batata, cenoura e vagem com ovos. A mesa de frutas oferece opções como abacaxi, uvas, melancia, manga, melão, mamão e maçã, finalizando com lichia na saída.

As pré-escolas integrais começam o dia com leite com cacau e pão hot dog com manteiga no café da manhã, seguido por um almoço que inclui arroz branco, frango assado, legumes sauté (cenoura, vagem, chuchu e batata), e pavê de chocolate com biscoito maisena, além da mesa de frutas. De lanche, suco de maracujá e banana. O jantar apresenta opções atrativas: buraco quente (pão francês com carne moída) e suco de uva. Para finalizar o dia, mexerica.

Já nas pré-escolas de período parcial, o cardápio também encanta, proporcionando leite com cacau e rosquinha de coco no lanche, além de um almoço nutritivo e saboroso: arroz branco, frango assado, legumes sauté (cenoura, vagem, chuchu e batata) e pavê de chocolate com biscoito maisena. A sobremesa complementa a experiência, finalizando com um doce na saída.

Além disso, alunos das escolas de ensino fundamental integral e parcial também compartilham deliciosas experiências gastronômicas. No parcial, o dia começa com leite com cacau e rosquinha de coco, seguido por um almoço que destaca estrogonofe de frango com batata palha, legumes sauté (cenoura, vagem, chuchu e batata) e pavê de chocolate com biscoito maisena. Na saída… vai um doce aí?

Por fim, os alunos do fundamental integral também se deliciam. No café da manhã, leite com cacau e pão hot dog com manteiga. O almoço inclui arroz branco, estrogonofe de frango com batata palha, legumes sauté (cenoura, vagem, chuchu e batata), uma mesa de frutas e pavê de chocolate com biscoito maisena. Para o lanche, suco de maracujá e banana. O jantar apresenta buraco quente (pão francês com carne moída) e suco de uva, finalizando o dia com mexerica na saída.

 

Confira as UMEs contempladas pelo cardápio especial:

  • Creches – Ana Luiza, Aracy, Celita, Criança Feliz, Fátima, Lucy, Luiza Cortez, Mª Liberata, Mª Rosa, Marta Josete (CEU), Marta Magali, Novos Tempos, Pará, Pucciariello, Santa Catarina, Sofia Zarzur, Tocantins e Vl. São José.
  • Pré-escola – Almerinda, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Jd. Casqueiro, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
  • Ensino fundamental – Alagoas, Anchieta, Ceará, Dom Pedro, Elza, Espírito Santo, Jayme, João Ramalho, Lorena, Luiz Gustavo, Maria Albertina, Maria do Rosário, Mário Moreira, Nóbrega, Olivieri, Ortega, Pieruzzi, Princesa, Rui Barbosa e Ulysses.

Deu água na boca por aí? Nutrição aprovada! – O cardápio, meticulosamente preparado por uma nutricionista, passa por avaliação e aprovação do Serviço de Alimentação Escolar (SAE), da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Todo o processo segue rigorosamente o padrão de qualidade e valor nutricional estabelecido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo uma alimentação equilibrada e saudável para os estudantes cubatenses.

Por: Renan da Paz/Estagiário Jornalismo
Foto: Arquivo PMC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais