A Prefeitura de Cubatão realizou nesta segunda-feira (16) o plantio de 214 mudas de espécies nativas na região da Vila Esperança. A ação ocorreu na Rua Zenaide de Oliveira, próxima ao Conjunto Habitacional Bruno Covas, e foi conduzida pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal e contou com o apoio técnico da RTA Ambiental.
Entre as espécies plantadas estão Bacupari, Urucum, Chal-Chal, Ingá e Andrago. Nesta etapa, a iniciativa contemplou mais de 750 metros lineares de área verde e integra as exigências estabelecidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) no âmbito do Processo de Licenciamento Ambiental do Projeto Vila Esperança Integrada e Reassentamento de Moradias em Áreas de Risco e Proteção Ambiental – Fase 2, Etapa 1.
Com o novo plantio, o projeto de urbanização da Vila Esperança passa a contabilizar 458 árvores nativas. Antes desta etapa, já haviam sido plantadas 244 mudas, sendo 123 em passeios públicos e 121 em praças. A ampliação da arborização contribui para o aumento da cobertura vegetal, melhora das condições ambientais e maior conforto térmico, além de impactar positivamente na qualidade de vida da população.
A iniciativa foi programada para ocorrer no Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março. A data foi instituída pela Lei Federal nº 12.533/2011 e tem como objetivo promover mobilizações, eventos e ações que estimulem a proteção dos ecossistemas e a reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas.
A ação também contribui para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, estabelecido pela Organização das Nações Unidas, especialmente a meta 13.3, que busca fortalecer a conscientização e a capacidade institucional para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
Além de promover a arborização urbana, o plantio faz parte das ações de qualificação ambiental e urbana previstas para a Vila Esperança, dentro do projeto de urbanização desenvolvido pela Prefeitura.
A secretária municipal de Habitação e vice-prefeita, Andrea Castro, destacou a importância de associar a ação ambiental à data de conscientização. “Hoje, 16 de março, é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, e escolhemos essa data justamente para reforçar a importância dessa pauta. Estamos realizando o plantio de mais 214 mudas aqui na Vila Esperança, que se somam a outras já plantadas anteriormente na região”, afirmou.
Segundo a secretária, a arborização também faz parte do processo de transformação urbana do bairro. “Esse trabalho faz parte do projeto de urbanização que a Secretaria de Habitação vem desenvolvendo no bairro e acontece em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. A arborização é fundamental para melhorar o ambiente urbano e trazer mais qualidade de vida para a comunidade.”
O secretário municipal de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal, Cleiton Jordão Santos, ressaltou que o plantio de árvores nativas é uma estratégia importante para fortalecer as ações de segurança climática no município. “Esse trabalho é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Habitação. Serão plantadas mais de 458 árvores nativas da região, o que é fundamental para fortalecer a segurança climática. Hoje, as árvores cumprem um papel essencial na regulação do clima, ajudando a reduzir o calor e promovendo equilíbrio ambiental dentro das cidades.”
O secretário também destacou que a iniciativa dialoga com projetos ambientais de longo prazo no município. “Esse projeto também se conecta com a proposta da futura via ecológica perimetral, que busca integrar o meio ambiente natural ao urbano. Aqui temos um empreendimento habitacional cercado por áreas verdes e ecossistemas importantes, e o plantio das árvores ajuda justamente a manter esse equilíbrio entre a cidade e a natureza.”
Moradora do bairro Vila Natal desde 1992, a Sra. Vera Pereira da Silva, natural da Bahia, fez questão de participar do plantio das mudas e destacou a importância da ação para a comunidade. “Eu amo a natureza. Já faz muitos anos que moro aqui na Vila Natal e é muito importante estar acompanhando esse plantio, que ajuda a melhorar o nosso bairro e o meio ambiente”, afirmou.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E esta iniciativa integra o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030: ODS 3 – saúde e bem-estar, ODS 6 – água potável e saneamento, ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 – consumo e produção responsáveis, ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; ODS 16 – paz, justiça e instituições eficazes e ODS 17 – parcerias e meios de implementação.
Por: Secom Cubatão/JMA
Fotos: Secom Cubatão/Rafael Oliveira











