NOTA DE FALECIMENTO – NÊGA PIERUZI

O Prefeito Municipal de Cubatão, Ademário Oliveira, no uso de suas atribuições legais, decreta luto oficial de três dias em detrimento do falecimento da ex-parlamentar e ex-presidente da Câmara Municipal de Cubatão, Nêga Pieruzi.
A Prefeitura de Cubatão recebeu nesta manhã (8) a notícia do falecimento da ex-vereadora Maria Aparecida Pieruzi de Souza – a Nêga Pieruzi, parlamentar durante quatro legislaturas (1977-1983; 1986-1988; 1997-2000; e 2009-2012) e presidente da Câmara de Cubatão entre 23 de outubro de 1981 a 31 de janeiro de 1983, sendo a única mulher na história da Cidade a ocupar o cargo na presidência.
Nascida em 4 de setembro de 1940 na cidade de Tambaú, no interior de São Paulo, Nêga Pieruzi chegou a Cubatão aos 14 anos. A ex-presidente da Câmara exerceu o magistério por um longo período em nossa cidade, lecionando nas escolas municipais Raiz da Serra, Piaçaguera, Vila Parisi, Vila Nova, Lorena, Anchieta, João Ramalho e Júlio Conceição.
Entre seus projetos de lei estão: Criação do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência; Solicitação ao Governador do Estado de São Paulo e Ministro da Aeronáutica para a instalação de um aeroporto na base aérea de Guarujá; o Estatuto do Magistério que trouxe diversos benefícios aos professores municipais; Concessão da área para Construção do CIESP em Cubatão; redução na jornada de trabalho de mães que possuem filhos portadores de deficiência.
Nêga Pieruzi se destacou pela criação, em 1980, da Casa da Esperança de Cubatão, entidade sem fins lucrativos que presta serviço de habilitação e reabilitação funcional de pessoas com deficiência.
Fez parte os Conselhos Estaduais de Saúde, Assistência Social, Comitê de Bacias e da Pessoa Portadora de Deficiência, além dos Conselhos Municipais de Saúde, Educação e Pessoa Portadora de Deficiência.
Atualmente, Nêga Pieruzi era membro do Conselho Municipal da Condição Feminina (gestão 2019/2023).
*Com informações da Câmara Municipal e Novo Milênio