Nota Oficial – Tarifa de ônibus

A Companhia Municipal de Trânsito informa que não haverá reajuste no valor da passagem do ônibus municipal. Os munícipes continuarão pagando R$ 3,40, valor cobrado atualmente nos ônibus da Viação Fênix.

O que houve, de fato, foi a alteração da tarifa de remuneração. Essa tarifa é composta pelo valor pago pelo usuário nas catracas dos ônibus somado ao valor subsidiado pela Prefeitura Municipal. É nesta segunda parte da tarifa de remuneração onde ocorreu o reajuste. Esta readequação do subsidio se dá por conta do aumento no valor dos insumos necessários para a operação do sistema: óleo diesel, insumos voltados a manutenção dos veículos, salários de funcionários, etc.

Este reajuste na parte subsidiada pela Prefeitura foi apresentado à Prefeitura e a CMT em dezembro de 2019 e desde então estava em estudo por técnicos da Autarquia e da Prefeitura, que analisaram a legalidade da solicitação e também a viabilidade financeira. Somente após estas análises, que foram feitas de forma cuidadosa, é que o reajuste foi concedido.