Novo espetáculo do Kaos fala das tradições nordestinas e as memórias afetivas de um coronel

Baseada em fatos reais, “Até que tú te tornes verde” conta a história do coronel Liberato, homem que sempre valorizou a educação e enfrentou um dos temidos integrantes do Bando de Lampião

Nesta sexta-feira (19) o Teatro do Kaos estreia a peça “Até que tú te tornes verde”. Com direção de Fernando Neves e escrito por Cícero Gilmar Lopes, o texto é baseado nas memórias do fundador e presidente do Teatro do Kaos, Lourimar Vieira, neto do coronel Liberato (1884-1975).

A narrativa se passa no povoado do Sabiá, pertencente à cidade Oeiras, no Piauí, e retrata as lembranças do neto e fatos contados pelos familiares do coronel Liberato. Compromissado em ajudar a transformar a vida das pessoas por meio da educação, o fazendeiro chegou a contratar uma professora da cidade para ensinar os moradores do seu povoado.

Respeitado e, ao mesmo tempo, temido, o coronel era responsável por apaziguar os conflitos entre os moradores e até mesmo julgar determinadas ações, impondo penas aos que ele considerava culpados. Entre as marcantes passagens de Liberato, estão o seu acordo com a morte e o enfrentamento de um dos temidos integrantes do Bando de Lampião, o Zé Pretinho.

Além das tradições e costumes da época, o espetáculo reúne fatos históricos, baião, diversão e emoção. Mais do que falar dos momentos de glória do coronel, a peça também mostra as dores do envelhecimento: a perda de memória; a confusão mental e o sentimento de solidão.

Com o patrocínio da Ecorodovias e apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretaria Municipal de Comunicação Social, a montagem marca os 25 anos do Teatro do Kaos e os 40 anos de carreira do fundador-presidente Lourimar Vieira. “Optamos em mergulhar na história dos meus antepassados, em especial, na vida do meu avô, o coronel Liberato. Lembro que, quando criança, ele foi na cidade e trouxe uma professora para morar na casa dele e dar aulas para todos do povoado”, conta Lourimar Vieira.

A peça tem classificação etária de 12 anos, estreia nesta sexta-feira, 19, às 20 horas, e segue em cartaz até 12 de dezembro. As apresentações acontecem no Teatro do Kaos, localizado na Praça Coronel Joaquim Montenegro, nº 34, Largo do Sapo, em Cubatão. A entrada é franca.

Ficha Técnica:
Dramaturgia: Cícero Gilmar Lopes