Novo livro de Paulo Mota tem Santa Bakhita como personagem e Santos como cenário

Funcionário de carreira aposentado da Prefeitura de Cubatão, escritor lança quarto livro

Estive na lama e não me sujei: os livros de Santa Bakhita é o novo livro do escritor e jornalista Paulo Mota, lançado pela editora Autografia, do Rio de Janeiro. “É diferente de tudo que publiquei até agora. Primeiro, porque é um romance e meus livros anteriores são de contos. Depois, pelo tema”, explica Mota. “ Decidi fazer uma biografia romanceada, pois assim pude usar à vontade a imaginação, unindo o que de fato aconteceu com o que pode ter acontecido”. Paulo Mota é funcionário público de carreira aposentado da Prefeitura de Cubatão, onde atuou por 20 anos como jornalista.

Josefina Bakhita (1869-1947) é uma das mais populares santas da Igreja Católica, com milhões de fiéis em todo o mundo, principalmente nos países pobres. Durante toda a infância e juventude, viveu como escrava no Sudão (África), onde nasceu. Libertada, ainda jovem, na Itália, para onde foi levada pelos patrões, tornou-se freira e viveu por 50 anos em um convento na região de Schio, conquistando fama de santidade. Foi canonizada pelo Vaticano em 2000.
O milagre a ela atribuído, que levou à sua santificação, ocorreu em 1992, na catedral de Santos. É considerada patrona das lutas contra o preconceito racial e a escravidão. Seu dia é 8 de fevereiro.

“Dezenas de livros e um filme contaram a vida de Bakhita. Mas todos eles dedicaram pouco espaço às circunstâncias, locais e personagens do milagre que levou à sua santificação, os quais dão a Santos e ao Brasil destaque especial em sua história. Este livro fala bastante dessas pessoas e dos bairros de Santos e o povo da Baixada . Entra em detalhes sobre o milagre na catedral santista, como ele ocorreu e a gente nele envolvida”, revela Paulo Mota.
Devido à Covid-19, não haverá um lançamento formal, com sessão de autógrafos. Os interessados em obter o exemplar com dedicatória podem entrar em contato com o autor pelo telefone (13) 98146.6646. O livro pode ser adquirido também na loja on-line da editora pelo endereço https://bit.ly/3t6ofyr.

Imagens: Marcus Cabaleiro (foto de perfil); reprodução (capa do livro)
Texto: Divulgação