A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) promoveu uma assembleia com os moradores do núcleo Mantiqueira, na manhã desta sexta-feira (19), que em breve se mudarão para o empreendimento Cubatão W/Z. O encontro, chamado Novo Morar Mantiqueira, foi realizado no Bloco Cultural e contou com a participação de representantes da CPFL, Sabesp e Corpo de Bombeiros, para trazer orientações sobre segurança e uso consciente de água e energia.
Foram abordados assuntos essenciais para a futura rotina, como prevenção de acidentes domésticos, cuidado com pipas e outras brincadeiras próximo à rede elétrica, economia de água e energia, esclarecimentos sobre tarifas, entre outros assuntos. No período da tarde, a CDHU e a Cohab realizaram plantão de atendimento com os moradores sobre documentações pendentes e afins.
“O encontro foi fundamental para apresentar a infraestrutura e as informações que farão parte da nova realidade dessas famílias, para promover a segurança e bem-estar coletivo”, destacou a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Comunitário, Lucimeire Mendonça.
Para a Sehab, a iniciativa representa um marco na política pública de habitação no município, destacando o envolvimento das famílias durante todo o processo, desde a mobilização inicial até a escolha das unidades habitacionais. Os moradores já até pediram para incluir oficialmente o nome Mantiqueira no empreendimento, “atitude que honra a própria história e valoriza o senso de comunidade”. A mudança, explicou Lucimeire, será analisada e deve passar pelos trâmites burocráticos necessários.
O empreendimento Cubatão W/Z fica no Jardim São Francisco, onde foram construídas 174 unidades com varanda, cuja estrutura contará com elevador, espaço pet e área de lazer. A entrega das chaves está prevista para outubro e vai beneficiar 100 famílias de Cubatão e 50 famílias de Santos, uma vez que o núcleo da Mantiqueira se desenvolveu sobre a divisa intermunicipal.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 3 – saúde e bem-estar, ODS 6 – água potável e saneamento, ODS 7 – energia limpa e acessível, ODS 10 – redução das desigualdades, ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 – consumo e produção responsáveis, ODS 16 – paz, justiça e instituições eficazes e ODS 17 – parcerias e meios de implementação.
Por: Secom Cubatão/MA
Fotos: Secom Cubatão/Rafael Oliveira