Novo secretário de Segurança dará prioridade à instalação da Guarda Civil Municipal

Delegado Wanderley Mange tomou posse em concorrida solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (20) no Paço Municipal Piaçaguera

A instalação efetiva da Guarda Civil Municipal, já criada por lei, será a prioridade do novo secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, o delegado aposentado Wanderley Mange, que tomou posse em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (20), no Paço Municipal Piaçaguera.
Segundo Mange, a guarda terá um efetivo inicial de 100 homens; será uniformizada, armada e hierarquizada. Ele já indicou a major PM Edith Guirelli, moradora, como ele, de Cubatão, como comandante da corporação.
“Pedimos à população paciência quanto à implantação efetiva da guarda. Não se trata de um processo que se desenvolve em curto prazo”, explicou. Segundo Mange, será preciso, inicialmente, a realização de concurso público para nomeação dos guardas. Estes, uma vez empossados, passarão por um período de seis meses de treinamento, quando aprenderão não só  a prática do ofício, como, também, aspectos relacionados à legislação sobre segurança pública. “É preciso que, ao entrar em atividade, cada guarda esteja preparado tecnicamente e consciente de suas funções”, disse.
Segundo o novo secretário, a corporação terá um papel importante como força auxiliar das polícias Civil e Militar, atuando principalmente na área central e liberando efetivos das policiais estaduais para uma ação mais forte nas periferias.
Mange ressaltou que, paralelamente à Guarda Municipal, outros setores merecerão atenção de sua pasta, entre eles a vigilância de vias públicas por meio do sistema de câmeras de vídeo e o combate à violência doméstica visando, principalmente, à defesa da mulher. Quando foi delegado em Bertioga, Mange criou o primeiro Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) daquela cidade.
Com recursos – Ao discursar na solenidade, o prefeito Ademário Oliveira lembrou que, tanto a implantação da Guarda Municipal, como o cumprimento das demais metas do novo secretário, serão possíveis porque, graças a uma série de medidas de recuperação econômica da cidade, implantadas até agora por seu governo, haverá os recursos necessários. “Isso não seria viável há três anos, quando assumimos a Prefeitura e encontramos uma folha de pagamentos que atingia 56% da receita orçamentária municipal; o hospital fechado, uma dívida astronômica em precatórios, entre outros problemas financeiros. Mas fizemos a lição de casa exigida em uma boa gestão; não gastávamos mais do que recebíamos e estamos prontos para enfrentar os desafios da Segurança Pública”, disse Ademário.
A respeito do novo secretário, o prefeito afirmou que não poderia ter escolhido pessoa melhor: “É morador da cidade, nascido e criado aqui, tem compromisso com Cubatão e, o que é mais importante, muita experiência e conhecimento técnico para desenvolver suas novas funções”.
Mange atuou por 11 anos na cidade de Queluz, no interior do Estado. Depois, foi transferido para a Delegacia de Cubatão. A partir de 2001, com mais uma passagem por Cubatão em 2017, Mange atuou nas delegacias de várias cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista (Guarujá, Praia Grande, Bertioga e Santos), inclusive como titular de Trânsito em Santos e da Delegacia da Mulher em Bertioga.
Discursos – Falaram, ainda, na solenidade, a chefe de gabinete Renata Almeida dos Santos e o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Alves Moreira, o Roxinho.
Renata deu boas vindas ao novo secretário e destacou o trabalho do secretário anterior, Jeferson Cansou, que atuou desde o início do atual governo. “Em sua gestão, iniciou o trabalho de criação da Guarda Municipal”, lembrou. Cansou acumulou, desde o início do atual governo, os cargos de secretário de Segurança e a superintendência da Companhia Municipal de Trânsito.
O presidente da Câmara, vereador Roxinho, disse que Mange honrou seu compromisso à frente da diretoria-geral do Legislativo, cargo que ocupou até aceitar o convite do prefeito para ser secretário. “Tenho certeza de que a pasta da segurança está com a pessoa certa”.
Presenças – À solenidade de posse, bastante concorrida, estiveram presentes, entre outras autoridades, o vice-prefeito Pedro de Sá Filho, Jorge Alvaro Cruz, delegado titular de Cubatão, representando a Delegacia Seccional de Santos; Fábio Guerra, titular do 1º Distrito Policial de Cubatão; Rubens Barazal, do 3º Distrito; Celso Ferreira Marques, diretor da Ciretran de Cubatão; Mayra Ferreira Hadid, da Delegacia da Mulher de Cubatão; Fernando de Paula, delegado seccional de São Bernardo do Campo; Milson Calves, delegado especial do Departamento de Homicídios da Capital; Elizardo Matos Lirio, comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar e André Izzi, presidente da seccional de Cubatão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Fez parte, ainda, da mesa de honra, o ex-prefeito Nei Eduardo Serra.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI