A Secretaria Municipal de Gestão promoveu o Programa de Integração dos Novos Servidores, na manhã desta segunda-feira (6), no miniauditório da Secretaria de Indústria, Porto e Emprego e Empreendedorismo (Semipee). Participaram cerca de 50 servidores admitidos nos meses de junho, julho e agosto.
Conduzindo o encontro, o secretário-adjunto de Gestão, José Luiz Oliveira da Silva, destacou que o programa faz parte das ações de valorização dos servidores públicos e também contempla funcionários que adquiriram nova matrícula. O prefeito César Nascimento enviou vídeo de boas-vindas, reforçando o compromisso de construir uma cidade melhor.
Abrindo o ciclo de palestras, a vice-prefeita e secretária de Habitação Andrea Castro apresentou a organização do município e os aspectos essenciais, como princípios da administração pública, competências legislativas, estrutura administrativa, Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030, Lei Geral de Proteção de Dados, entre outros assuntos.
Procuradora da Prefeitura de Cubatão, Andrea teve uma carreira de mais de 30 anos como servidora no município e conquistou o prêmio Espírito Público 2020, no eixo Meio Ambiente. “Tenho orgulho de ter sido servidora de carreira. Aqui fiz mais do que amigos”, comentou, motivando os servidores a “compreender a sua importância no serviço público, cujo propósito é atender bem o munícipe”.
Em seguida, o procurador-geral Gilberto Freitas da Silva falou sobre o regimento jurídico para os servidores públicos, como os conceitos fundamentais, leis, formas de ingresso, direitos e vantagens, ferramentas de modernização e estrutura organizacional. “Cada servidor público tem valor na construção de uma administração eficiente, transparente e comprometida com o bem-comum. Ser servidor é assumir diariamente uma responsabilidade institucional que exige ética, preparo, dedicação e empatia”, frisou.
Demais palestras – ao longo do dia, houve uma série de palestras e esclarecimentos de vários setores: Caixa de Previdência, Departamento de Gestão de Pessoas, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA). Também foi apresentado o Sistema de Gestão Eficiente para acesso e elaboração de memorandos, processos, entre outros. Além disso, as secretarias de Educação, Indústria, Porto e Emprego e Empreendedorismo (Semipee) e Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal (Semam-SCBem) explicaram o funcionamento da pasta e compartilharam projetos relevantes do município.
Por: Secom Cubatão/MA
Fotos: Théo Jr.