Oficina ensina a fazer e cuidar de composteiras

Durante o workshop, a Secretaria do Meio Ambiente anunciou a compra de 40 composteiras para escolas da rede

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) em parceria da pasta de Educação (Seduc) e grupo Morada da Floresta criaram projeto que visa mostrar a importância das composteiras para o ecossistema. A idéia intitulada ‘Minhoca Amiga’ apresentou hoje (3) seu 1º workshop, no Bloco Cultural, para professores e interessados no tema.
Quando questionado sobre o nome do projeto, o secretário de Meio Ambiente, Mauro Haddad, explicou: “Elas decompõem nosso lixo. As minhocas são amigas das crianças, são amigas da educação e amigas do meio ambiente.” E anunciou a compra de 40 composteiras que serão encaminhadas às escolas que queiram adotar  o projeto.
As Secretarias de Meio Ambiente e Educação pretendem acompanhar as Unidades Municipais de Ensino dando sugestões de como usar as composteiras em sala de aula, obtendo um retorno no processo. “Nós já desenvolvíamos trabalhos sobre resíduos”, disse Haddad. “Era só uma questão de tempo até conversarmos com a Seduc e optarmos por incluir composteiras em nossa idéia.”
O ato da compostagem é um aglomerado de técnicas que procuram decompor materiais orgânicos, transformando lixo em uma substância estável e rica de materiais consistentes, húmicos e nutricionais; criando um solo humífero. As minhocas, por sua vez, se aptarão ao local e produzirão uma espécie de chorume benéfico; que poderá ser aproveitado como biofertilizante.
 
Fotos: Marcus Cabaleiro
Galeria de fotos – CLIQUE AQUI

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais