...

Oficinas Culturais Poiesis estão com inscrições abertas para atividades de setembro

  • 12 min de leitura

As atividades são totalmente gratuitas e on-line

O programa Oficina Cultural divulgou workshops, palestras, bate-papo, oficinas e clube de leituras do mês de setembro. As atividades serão totalmente gratuitas e estão com inscrições abertas este mês. O programa de Oficina Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia criativa do Governo de São Paulo que é gerenciado pela Poiesis Organização Social da Cultura. Toda a programação está disponível em: linktr.ee/oficinasnointerior.
Os encontros serão ao vivo pelo aplicativo de reunião Zoom. Caso ultrapasse o número de vagas, haverá uma seleção de participantes por meio de análise da ficha de inscrição pelos coordenadores.
Há também formações culturais gravadas, que o interessado pode assistir quando quiser no canal  https://www.youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo. Outras informações no site http://poiesis.org.br/maiscultura ou pelo e-mail interioronline@oficinasculturais.org.br.
Confira, a seguir, detalhes da programação cultural que será transmitida pela plataforma Zoom:
 
OFICINA: MULHERES NA FOTOGRAFIA II
Coordenação: Melissa Szymanski
Datas e horários:
Turma A: 1º, 3, 8 e 10 de setembro, das 10h às 12h
Turma B: 13, 15, 20 e 22 de setembro, das 14h às 16h
Turma C: 21, 23, 28 e 30 de setembro, das 14h às 16h
20 vagas por turma
Inscrições: 6 a 24 de agosto
Seleção: análise da ficha de inscrição
Plataforma: Zoom
Público-alvo: interessados em artes visuais, fotografia, com ou sem equipamento fotográfico.
Link para inscrição:  https://forms.gle/8TfqRxhEnA2Njs2t7
A oficina propõe evidenciar a mulher na arte, e, por consequência, na área de fotografia. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente como cada fotógrafa cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas. A partir da apresentação das fotógrafas, será proposto um exercício prático que os participantes deverão realizar durante o período da atividade e mostrar as fotos para análise no último encontro.
Melissa Szymanski é fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão – Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editoriais e publicidade. Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED – Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. É docente na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia? Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte-educação em revistas como: Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.
 
OFICINA: CARTOGRAFIA DO PENSAMENTO QUEER
 
Coordenação: Rafael Leopoldo
Datas e horários: 1º, 3, 8 e 10 de setembro – 14h às 16h
45 vagas
Inscrições: 6 a 24 de agosto
Seleção: Análise de ficha de inscrição
Público Alvo: o público-alvo são artistas (estética ciberpunk, estética ciborgue, movimento dada/gaga e o feminismo), músicos (relação música popular e política queer), ativistas (o queer como subversão da norma) e, ademais, interessados em geral na questão de gênero. Trata-se de uma temática intensamente transdisciplinar.
Plataforma: Zoom
Link do formulário: https://forms.gle/fuGPHYD4REFKi7aL8
Os participantes desta oficina serão introduzidos aos estudos queer. Nesse sentido será apresentada uma cartografia do pensamento queer perpassando tanto uma perspectiva histórica quanto uma apresentação panorâmica.
Rafael Leopoldo é professor de Filosofia. É autor do livro “Teoria Queer e micropolítica” (2017), “Tango: o baile dos corpos dóceis” (2019) e “Cartografia do pensamento Queer” (no prelo). Tradutor do livro “Pelo cu: políticas anais” (Letramento), de Javier Sáez e Sejo Carrascosa e da obra “Pós-colonialidade explicada às crianças” (no prelo), de Santiago Castro-Gómez.
 
OFICINA DE CANTO E VIVÊNCIA MUSICAL
 
Coordenação: Glaucia Mortensen
Turma A: 1º, 2 e 8 de setembro, das 18h até 20h
Turma B: 13, 15 e 17 de setembro  das 14h até 16h
Turma C: 24, 27 e 29 de setembro das 10h às 12h
20 vagas por turma
Inscrições: 6 a 24 de agosto
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público alvo: Interessados no canto, e/ou na vivência musical, com ou sem experiência musical, acima de 16 anos.
Plataforma: Zoom
Link de inscrição: https://forms.gle/87LQEiGs9vYcetF18
A Oficina propõe atividades musicais criativas e sensíveis, através do Canto e da Percepção, trabalhando afinação em canções, escalas, acordes, ritmo, coordenação, desenvolvendo a memória musical e a organização da escuta. A atividade abordará o controle da respiração, aquecimento vocal; emissão, sustentação, colocação, projeção e a aplicação técnica no repertório.
Gláucia Faim é professora de canto, piano e musicalização. Estudou no Conservatório de Tatuí e Licenciatura em Música, pelo Instituto de Artes da Unesp. Realiza Oficinas de Canto e Vivência Musical desde 94 e Preparação Vocal para atores, em Oficinas do Estado e Casas de Cultura e eventos e mostras culturais. Em São Paulo, foi professora em diversas escolas de música e de Canto Coral do SESC Rio Preto, em 2017.
 
 
OFICINA DE AUDIOVISUAL: VIDEOCLIPE E ARTES
 
Coordenação: Cleiner Micceno
Turma A: 2, 9, 14 e 16 de setembro, 14h às 16h
Turma B: 21, 23, 28 e 30 de setembro, 10h às 12h
30 vagas por turma
Inscrições: 6 a 24 de agosto
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público alvo: músicos, atores, artistas plásticos, performers e qualquer pessoa que queira saber mais sobre cinema e/ou interesse-se pela prática da produção de vídeo, acima de 16 anos.
Plataforma: Zoom
Link de inscrição: https://forms.gle/PkK7hehm5tHzJmbm6
 
O curso visa facilitar a produção de vídeos digitais passando aos participantes técnicas de gravação com câmeras simples, de modo a mostrar a viabilidade da produção e divulgação de trabalhos pessoais ligados a música ou artes em geral.
Cleiner Micceno é diretor, documentarista, produtor de videoclipes, músico e escritor. Preside a Academia Sorocabana de Fotografia, Cinema e Vídeo. Foi contemplado por duas vezes com a LINC – Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba, pelos documentários “A História do Rock em Sorocaba” e “Arte Urbana”. Recentemente, foi premiado no Festival de Filmes de Faina, em Goiás, com três curtas produzidos no projeto “Narrativas Fantásticas”, da Oficina Cultural Grande Otelo.
 
 
PALESTRA: PEQUENAS NOTAS [EM PRIMEIRA PESSOA] PARA (CURA)DORIAS TRANSGRESSORAS
 
Coordenação: Nutyelly Cena e Thanity Andrade
Data e horário: 2 de setembro, das 17h às 20h
100 vagas
Inscrições: 6 a 26 de agosto
Seleção: Primeiros inscritos
Público Alvo: A partir de 16 anos
Plataforma: Zoom
Link do formulário: https://forms.gle/qNcwqxDe4J4HAP1GA
 
A oficina tem o objetivo de apresentar reflexões em torno do conhecimento sobre o processo de curadorias e exposições museológicas, tendo em vista que são aspectos centrais trabalhados nos estudos do campo museológico. Dessa forma, pretendemos anunciar perspectivas de práticas curatoriais transgressoras a partir de exemplos autobiográficos das proponentes.
Nutyelly Cena, mulher negra nordestina (Codó-Maranhão), atualmente mora em Goiânia-Goiás. É mestranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (PPGAS-UFG). Graduada em Museologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG). Foi Coordenadora Geral da Rede de Educadores em Museus de Goiás sob o tema “Dizer o Indizível sobre as mulheres negras nos museus” (Gestão 2016/2017). Atuou na equipe de museus e em espaços culturais em Goiás. Integrante dos grupos de estudos e pesquisas Coletivo Rosa Parks e do NuPAA – Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas. É curadora atuante desde 2016. Faz parte da Rede de Museologia Kilombola e do Levante Nacional Trovoa desde 2019. As curadorias colaborativas negras realizadas em territórios geográficos distintos têm sido tema de suas pesquisas entre os campos antropológicos e museológicos.
Thanity Andrade, mulher negra brasiliense, é mestranda em Museologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Foi estudante visitante de Mestrado em Museologia na Universidade Nacional da Colômbia, sede Bogotá, em 2018. Graduada em Museologia pela Universidade de Brasília – UnB, em 2018. Participou do Projeto Rondon – Operação Tocantins, em 2017. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC) pelo CNPq, em 2015. Técnica em Secretariado pelo Instituto Federal de Brasília – IFB, Campus São Sebastião-DF, entre 2011 e 2013. Monitora de Artes Plásticas no Instituto Metamorfose – Cidadão com Profissão São Sebastião – DF, entre 2011 e 2017.
 
WORKSHOP DOBRAR SONHOS
Coordenação: Marcio Grou
Data e horário: 3 de setembro, das 14h às 16h
Inscrições: 6 a 26 de agosto
35 vagas
Seleção: Primeiros inscritos
Público-alvo: Professores, educadores e interessados em geral (a partir dos 16 anos) em ampliar seu
conhecimento nesta técnica transdisciplinar e pedagógica no incentivo à leitura, narração de histórias e artes manuais.
Materiais necessários: Tesouras, régua e cola; Papel e Caneta para anotação; lápis de cor, canetinha ou giz de cera (pigmentos secos); revistas ou panfletos para recorte; papel de origami (quadrado) e sulfite branco ou colorido. Obs.: Não utilizar o papel dobradura.
Plataforma: Zoom
Link para o Formulário: https://forms.gle/VwNec8gCZJq8Ra6NA
 
Dobrar Histórias: Origami e Narrativas é um convite a repensar o papel como suporte e matéria de construção de laços entre literatura e saberes que ‘desdobrados’ nesta técnica são suporte de memória e reflexão. Em Dobrar Sonhos temos contos dobrados em origami. Somos convidados a observar o origami como recurso narrativo na construção de histórias e conhecer a lenda do Baku, comedor de sonhos.
Márcio Grou é contador de histórias e origamista, graduado em Artes. Desenvolve a arte do origami desde 2007, tendo se apresentado através de narrativas e dobras em diversos lugares como SESC, Virada Sustentável SP 2018, CCJ (Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso), Livraria da Vila, Bibliotecas, Centros de Leitura, Parques, Escolas e Festivais voltados à promoção e reflexão sobre a Cultura de Paz. Em 2019/2020 ministrou e coordenou De coração para coração – curso de formação em narração de histórias em Guarulhos, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, contando com a participação de projetos internacionais e diversos profissionais da área de literatura, psicologia, artes e outras linguagens.
 
CLUBE DE LEITURA: LENDO HILDA HILST E LYGIA FAGUNDES TELLES
 
Coordenação: Bruna Kalil Othero
Data e Horários: 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de setembro, das 18h às 20h.
50 vagas
Inscrições: 6 a 25 de agosto
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público alvo: Interessados em geral, acima de 16 anos.
Plataforma: Zoom
Link de inscrição: https://forms.gle/P2U6K2fdBbiBLemZ9
 
A presente atividade pretende estimular os/as participantes a lerem e entrarem em um contato mais profundo com a obra de Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles, sobretudo por meio da leitura de contos das autoras. Além disso, discutiremos também o conto como uma forma literária, e leremos entrevistas e artigos sobre as escritoras, de maneira a aprofundar o conhecimento dos/das leitores/as.
Bruna Kalil Othero é escritora, performer, professora e pesquisadora. Mestra em literatura brasileira pela UFMG, pesquisou a literatura erótica-pornográfica de Hilda Hilst. Autora das obras de poesia Oswald pede a Tarsila que lave suas cuecas (2019, premiado pelo Ministério da Cultura), Anticorpo (2017), Poétiquase (2015), e do livro-objeto de ficção Carne (2019). Organizou as coletâneas A Porca Revolucionária: ensaios literários sobre a obra de Hilda Hilst (2018) e Poéticas do devir-mulher: ensaios sobre escritoras brasileiras (com Constância Lima Duarte e André Magri, 2019). Seu livro inédito Tinha um Pedro no meio do caminho foi premiado pela Secretaria Especial de Cultura (2019).
 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais