Oficinas de elaboração de projetos do ProAC 2023 têm vagas remanescentes a partir desta sexta (31)


Os cursos são on-line e voltados para artistas, produtores e gestores culturais
A Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão informa que o Programa ‘Oficinas Culturais’, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Poiesis, abrirão vagas remanescentes nesta sexta-feira (31), para uma série de oficinas on-line gratuitas para auxiliar artistas, produtores e gestores culturais a desenvolverem seus projetos para os editais do Programa de Ação Cultural 2023, o ProAC.
A partir de 31/3, os interessados devem acessar o link https://oficinasculturais.org.br/atividade/oficinas-proac-2023/ e escolher a oficina que deseja participar. As aulas são ministradas por profissionais de destaque no mercado cultural. Confira os temas:

COMO PARTICIPAR DE UM EDITAL CULTURAL  – A produtora cultural Carla Lopes propõe um percurso formativo introdutório na área de elaboração de projetos, tendo como base perguntas-norteadoras, conceitos e exemplos, construindo um panorama geral de como organizar as informações e dar os primeiros passos na sistematização das ideias, para ser um proponente de uma atividade cultural de editais, com ênfase no ProAC Editais 2023.

Carla Lopes é atriz, arte-educadora e produtora cultural, com pós-graduação em Corpo: teatro, dança e performance e bacharelado em Comunicação Social. Atualmente responde pela Supervisão de Articulação e Extensão do Theatro Municipal de São Paulo. Produtora e Gestora cultural desde 2001 participou da implantação CEUS, gerenciou as Oficinas Culturais do Estado, da Virada Cultural e da SIMSP. Teve projetos contemplados em diversos editais e também é parecerista de projetos em comissões de editais de patrocínio público.

OFICINA DE ESCRITA DE PROJETOS CULTURAIS – ProAC – Esta oficina abordará os principais fundamentos para formatação de projetos culturais, como descrição de objetivos e justificativas, organização de cronograma e orçamento, tendo como base o ProAC Editais – programa de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Com Amanda Alves Prado.

Amanda Alves Prado é fundadora da Avangi, produtora cultural com foco na produção cultural das mulheres e nas culturas negras e latinas. Consultora em projetos culturais, é formada em jornalismo e especializada em gestão pública e economia solidária. Atua em instituições culturais desde 2008 e coordenou os editais de Ocupação e Primeiras Obras no Centro Cultural da Juventude, Edital Redes e Ruas de Cultura Digital Inclusão e Cidadania na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Já realizou formação em Elaboração de projetos culturais para produtores negros em parceria com a Fundação Palmares do Ministério da Cultura – Minc, Elaboração de projetos culturais para mulheres, na Fábrica de Cultura Jaçanã e participou de comissões de avaliação de projetos para o Programa de Ação Cultural – Proac do Governo do Estado de São Paulo e Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI II, da Prefeitura do Município de São Paulo.

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS VIA EDITAIS ProAC – Nesta oficina, a Leitura Sistematizada de Editais proporciona a aproximação e explanação sobre a leitura deste gênero textual (EDITAL) para, a partir da compreensão e seus devidos itens, o leitor (artista, produtor ou gestor) possa elaborar o seu projeto com a coerência determinada no edital, bem como suas finalidades, partindo do reconhecimentos das políticas públicas que envolvem o contexto de sua publicação. Com Vanderléia Barboza.

Vanderléia Barboza é formada em Letras e Pedagogia, Especialista em Gestão Cultural, Educomunicação e Educação Comunitária pela USP e em Projetos Sociais – Gestão e Perspectivas pelo Senac. Há mais de 25 anos atua nas áreas de Literatura, Arte e Gestão Cultural. É contadora de histórias, diretora do grupo de Sarau-cênico Líricas e Prosas, organizadora da Semana Eugênia Sereno de Arte e Literatura e articuladora de interlinguagens de arte no diálogo com a literatura. Teve diversos projetos aprovados no ProAC e outros editais públicos. Parecerista Técnica de Projetos Culturais há 10 anos.

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS PARA ProAC – Em quatro encontros on-line, a oficina abordará os principais fundamentos para formatação de projetos culturais para os editais do ProAC – programa de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo -, com a apresentação de diversos exemplos. Com Eva Laurenti.

Eva Laurenti é formada em Comunicação Social pela Unesp, com pós-graduação em Produção Executiva em Cinema e Televisão pela Fundação Getúlio Vargas e Administração em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há 16 anos no mercado cultural, com ênfase no audiovisual, tendo trabalhado como assessora técnica na Agência Nacional do Cinema e na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Foi coordenadora de coprodução e Políticas Públicas da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura e atualmente é consultora de produtoras independentes. Atua na formatação e gestão de projetos culturais nos diversos mecanismos de incentivos fiscais e editais públicos e privados, incluindo o Fundo Setorial do Audiovisual. Foi parecerista do MinC e assessora de projetos incentivados da Fundação Bienal de São Paulo. No universo acadêmico é docente do curso de pós-graduação em Produção Audiovisual – Projeto e Negócio do SENAC e Consultora e docente do projeto de Capacitação a Acesso do Mercado Audiovisual – SEBRAE / APRO.

Por Morgana Monteiro/ Secom Cubatão

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais