Oficinas Poiesis estão com inscrições abertas para atividades em novembro


Na programação, curso na área de turismo para gestores e palestra sobre relações raciais

O programa Oficinas Culturais divulgou a programação on-line de curso na área de turismo para gestores e palestra sobre relações raciais que ocorrerão em novembro. Todas gratuitas, as atividades estão com inscrições abertas. Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, é gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura.

A programação completa de oficinas gratuitas nas mais diversas linguagens e formatos estão disponíveis em http://poiesis.org.br/maiscultura/.

Há também formações culturais gravadas, que o interessado pode assistir quando quiser no canal https://www.youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo, clicando em “vídeos”. Outras informações no site http://poiesis.org.br/maiscultura ou pelo e-mail interioronline@oficinasculturais.org.br.

Confira, a seguir, detalhes da programação cultural que será transmitida pela plataforma Zoom:

 

INTRODUÇÃO AO TURISMO CULTURAL  

Coordenação: Profª Dra. Isaira Maria Garcia de Oliveira

Datas e horários:

Turma 1 – 8, 10 e 12 de novembro – das 14h às 16h

Turma 2 – 17, 19 e 22 de novembro – das 10h às 12h

Turma 3 –  23, 24 e 25 de novembro – das 14h às 16h

50 vagas por turma

Inscrições: até 2 de novembro

Público alvo: gestores públicos da área da cultura e integrantes de suas equipes, com interesse na área de Turismo cultural.

Link para inscrição: https://forms.gle/TU67apmGWRgf28dKA

 

Sinopse:

O curso aborda os conceitos de Turismo Cultural, apresentando dados sobre o segmento no Brasil. Além disso, busca apresentar instrumentos para identificar os aspectos culturais de cada região. Passando por manifestações que caracterizam a identidade de cada localidade como: arte, cinema, língua, esporte, religião, arquitetura, gastronomia, natureza e qualquer tipo de folclore. O objetivo é compreender as produções e manifestações culturais das localidades, buscando a valorização do comportamento e da vida social que caracterizam os diferentes sistemas socioculturais.

Isara Maria Garcia de Oliveira é pesquisadora, professora e produtora cultural com mais de 30 anos de experiência. Autora de vários livros do segmento de Entretenimento, possui pós-doutorado em Comunicação e Consumo pela ECA/USP, doutorado em Artes pela Unicamp e uma vasta formação acadêmica.

 

PALESTRA: O LUGAR DO BRANCO NAS RELAÇÕES RACIAIS BRASILEIRAS 

Coordenação:  Lia Vainer Schucman

Datas e horários:

Turma A – 26 de outubro – das 10h às 12h

Turma B – 3 de novembro – das 18h às 20h

Inscrições: 29 de setembro a 21 de outubro

Vagas: 50

Seleção: primeiros inscritos

Público: interessados a partir de 16 anos

Plataforma: Zoom

Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/yjcoZWdUWRQRPTPV6

 

Sinopse:

Nesta palestra serão abordados os conceitos de: branquitude, raça, racismo, a reação dos brancos diante das demandas de equidade racial, pactos narcísicos da branquitude e sua manifestação nas instituições/ empresas/ escolha de ocupação em postos de trabalho, assim como as  relações interpessoais e os conflitos raciais.

Lia Vainer Schucman é doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ativista antirracista e pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais. Autora dos livro “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” (Veneta 2020) e Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor (EDUFBA, 2018).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais