Operação Delegada: PM de Cubatão recebe da Prefeitura viaturas para renovação da frota

Investimento na segurança pública da cidade é o resultado de cooperação técnica firmado entre o CIDE e a Prefeitura

O termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Cubatão e o CIDE – Centro de Integração e Desenvolvimento – iniciou na manhã desta segunda-feira (14) a renovação da frota da Operação Delegada de Cubatão com a entrega de 3 viaturas à Policia Militar do Estado de São Paulo. Além da renovação, a frota será ampliada de 9 para 10 viaturas.

Ao entregar as chaves das novas viaturas ao coronel Cassio Araújo de Freitas, comandante da Polícia Militar na Baixada Santista e Vale do Ribeira, o prefeito Ademário Oliveira anunciou o reajuste em torno de 30% aos policiais militares que integram a Operação Delegada no Município. “Com isso, Cubatão fica inserido no contesto das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista”, disse.

O prefeito fez questão de salientar a importância das novas viaturas, mas reconheceu que “a competência e a determinação dos homens e mulheres que integram a tropa em Cubatão é que fazem a diferença”. Num rápido balanço das ações do governo municipal, Ademário Oliveira afirmou que o grande legado na contribuição da consolidação de políticas públicas de segurança será a Avenida Perimetral e a reurbanização das Vilas dos Pescadores e Esperança, integrando-as definitivamente à cidade. Apesar de reconhecer a impopularidade inicial das intervenções para a reurbanização, Ademário disse que os resultados impactam positivamente na vida do cidadão e deu dois exemplos: “Atualmente a Vila dos Pescadores possui conceito de bairro. Já nos bairros Cota, há mais de vinte anos não se registra uma fatalidade”, afirmou Ademário.

Muitas vidas salvas – “Cada viatura da Polícia Militar salva por ano, em média, dez vidas humanas na luta contra a criminalidade”, afirmou o coronel Cássio Araújo de Freitas que destacou a importância da cooperação técnica entre a Prefeitura e as indústrias: “Onde tem segurança tem investimento e, em consequência, empregos”.

Ricardo Salgado, que representou o CIDE no evento realizado na Praça da Independência, no Jardim Casqueiro, reafirmou a validade do Termo de Cooperação com a Prefeitura para reforçar as operações diárias da Operação Delegada no município e no Polo Industrial. Falando em nome dos vereadores, Marcos Roberto Silva, o Tinho, afirmou que “a Câmara Municipal não mede esforços quando se trata de garantir a segurança pública” e elogiou o trabalho do prefeito Ademário Oliveira e do capitão Matos Lírio, comandante da 4ª Cia de Cubatão.

Participaram do evento secretários municipais, vereadores, representantes de classe, munícipes e o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT), Jeferson da Silva, que reconheceu a importância do convênio firmado entre a Prefeitura e a Polícia Militar: “Uma parceria positiva que reforça a segurança do munícipe em apoio à atuação efetiva da CMT no trânsito da cidade”.

Fotos: Thiego Barbosa / Divulgação PMC