Orquestra Cubatão Sinfonia encanta crianças da UME Elza, na Vila Esperança

Concerto didático transformou o pátio da escola em um grande palco recheado de muita música

O pátio da escola foi plateia e palco. A orquestra tocou lindamente sucessos de Michael Jackson, temas de filmes e de desenhos animados. E a criançada se encantou com o mundo lúdico que só a arte é capaz de proporcionar. Pelo menos 150 alunos da UME Elza Silva dos Santos, na Vila Esperança, receberam a visita dos jovens artistas da Orquestra Cubatão Sinfonia na última segunda-feira (24). Foi uma tarde especial.
O maestro residente, André Farias, conduziu a Orquestra por uma viagem musical em diferentes ritmos. No concerto didático também apresentou cada um dos instrumentos musicais de cordas, sopro e percussão. Ao fim da apresentação, a criançada pode “reger” a orquestra em uma brincadeira bem humorada do regente.
“Esse contato direto com as crianças é muito importante porque aproxima a música e o fazer artístico de cada uma delas. E a formação de público é um dos objetivos da Orquestra também”, afirmou o maestro André. A Orquestra é formada por 40 jovens estudantes de música participantes do Programa Cubatão Sinfonia e de outros projetos musicais e socioculturais.
A próxima parada da Orquestra é nesta sexta-feira (27), quando se apresenta na Praça Afonso Schmidt, na Vila Paulista, dentro de uma das atividades culturais da Semana Afonso Schmidt, o escritor maior da cidade. “Não poderíamos deixar de contar com a presença desse grupo musical tão importante pra Cubatão e que personifica exatamente o que Schmidt sonhou com seu livro ‘Zanzalá’: uma cidade repleta de artistas e de manifestações culturais”, disse Vanessa Toledo, secretária municipal de Cultura sobre a participação da Orquestra nesta festividade.
A Orquestra é uma realização da Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão e conta com patrocínio da Petrocoque e Ecovias-EcoRodovias por meio da Lei de Incentivo à Cultura, ligada à Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania. Conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Cubatão.
A Orquestra Cubatão é um braço do Programa Cubatão Sinfonia. Tem por objetivo incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, reunindo jovens talentos de Cubatão e outras cidades. Os estudantes recebem ajuda de custo e se apresentam em escolas e outros locais de fácil acesso para as comunidades.
Fotos: Divulgação/Cubatão Sinfonia
Galeria de fotos – Clique aqui