Apresentação foi na UME Padre Olivieri, no Jardim Casqueiro, e reuniu cerca de 80 crianças
A Orquestra Cubatão Sinfonia, projeto de formação do Programa Cubatão Sinfonia, transformou o pátio da UME Antônio Olivieri, no Jardim Casqueiro, em um grande palco. Na última segunda-feira (25) a apresentação encheu os olhos de pelo menos 80 estudantes do local.
Sob a batuta do maestro André Farias, a Orquestra levou um repertório recheado de Música Popular Brasileira, canções infantis e de compositores eruditos brasileiros. A cada canção, o regente apresentava os diferentes instrumentos musicais, seus sons e os naipes aos quais pertencem.
Seguindo todos os protocolos sanitários de combate à covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel, cada componente da equipe utilizou seu próprio instrumento musical; as cadeiras e as estantes utilizadas para acomodar as partituras foram higienizadas antes e após o concerto. Os músicos e musicistas contaram com placas de acrílico instaladas, garantindo uma importante proteção entre eles, principalmente por conta dos instrumentos de sopro.
O projeto Orquestra é formado pelos instrumentos: clarinete, con
trabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. O objetivo é incentivar a continuidade do estudo da música instrumental entre os jovens. Cada participante cumpre carga horária de ensaios e apresentações, além de participar de cursos e workshops oferecidos pelo projeto e receberá uma bolsa-incentivo.
A Orquestra Cubatão Sinfonia Ano IV é realizada pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica e conta com patrocínio da Usiminas, Petrocoque e Ecovias e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Tem apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretaria Municipal de Cultura.
A Orquestra Cubatão Sinfonia – Entra na 4º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música especialmente para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais.
A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já possuem contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da Região.