Orquestra Cubatão Sinfonia se apresenta em escola de Santos nesta segunda-feira (9)

Trecho do espetáculo “Retratos do Brasil” será apresentado na E.E. Suetônio Bittencourt às 15h. Concerto é aberto à comunidade

Estudantes da Escola Suetônio Bittencourt, em Santos, recebem a Orquestra Cubatão Sinfonia nesta segunda-feira (9) às 15h em apresentação especial. Os jovens artistas levarão trechos do espetáculo “Retratos do Brasil”. O evento é aberto a toda a comunidade. A unidade escolar fica na Praça Visconde Ouro Preto, 555, no Estuário.

O projeto Orquestra Cubatão Sinfonia Ano IV foi idealizado e é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica e conta com patrocínio da Usiminas, Petrocoque e Ecovias via Lei de Incentivo da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Tem apoio da Prefeitura de Cubatão e Instituto Usiminas.

Além de servir como ação para formação de platéia, a apresentação será uma homenagem no Mês das Mães. “Retratos do Brasil” faz um passeio musical pelas criações de compositores radicados no País. Os artistas pertencem a diferentes épocas e estilos, revelando a diversidade que a Música é capaz de produzir. A regência será do maestro André Farias.

Fazem parte do programa canções como “O sal da terra”, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos; “Lavadeira do rio”, de Lenine e Bráulio Tavares; “Mateus Embaixador”, de Antônio Nóbrega; “Sonífera ilha”, dos Titãs; “Melodia sentimental”, de Heitor Villa-Lobos; entre outras. As músicas receberam arranjos especiais para orquestra.

É uma apresentação que celebra a conexão artística por meio das obras de compositores brasileiros. É um universo recheado de diversidade, criatividade, amor à Arte. “Nosso desafio é sempre dialogar para tornar a música erudita acessível para o maior número de pessoas”, afirma o maestro André Farias.

Mesmo com o retorno gradual à normalidade, a Orquestra Cubatão Sinfonia continua seguindo protocolos sanitários de combate à covid-19: cada componente utiliza seu próprio instrumento musical; as cadeiras e as estantes utilizadas para acomodar as partituras serão higienizadas antes e após o concerto; os músicos e musicistas contam com placas de acrílico instaladas, garantindo uma importante proteção entre eles, principalmente por conta dos instrumentos de sopro.

A Orquestra Cubatão Sinfonia – Está na 4º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música especialmente a para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais. A Orquestra é formada pelos instrumentos: clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. Cada participante cumpre carga horária de ensaios e apresentações, além de participar de cursos e workshops oferecidos pelo projeto e recebe uma bolsa-incentivo.

A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já possuem contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da Região.

Fotos: Divulgação Orquestra Cubatão Sinfonia
Link para fotos: https://flic.kr/s/aHBqjzLikf