Orquestra Cubatão Sinfonia se apresenta no Palácio das Artes na próxima quinta-feira (3)

Será a partir das 20h, com entrada gratuita. É a primeira vez que os jovens se apresentam para grande plateia

Pisar no palco de um importante teatro na Região será o desafio dos jovens músicos da Orquestra Cubatão Sinfonia. A apresentação, gratuita, será no dia 3 de outubro (quinta-feira), a partir das 20h, no Palácio das Artes de Praia Grande (Av. Pres. Costa e Silva, 1600).
A regência principal será do maestro titular André Farias. No repertório, grandes sucessos mundiais em arranjos orquestrais, mostrando a todos a qualidade técnica do grupo. A primeira parte traz músicas em um universo cinematográfico e do universo das HQs:”Capitão América, o Primeiro Vingador e os Vingadores”, de Allan Silvestri; “The Lion King”, composição de Elton John, Hanz Zimmer e Tim Rice; e “Cartoon Symphony”, com arranjo de Larry Clark.
“The Best of Henry Mancini” traz um apanhado da obra desse grande gênio dos temas de TV e cinema – Mancini foi o criador do tema da Pantera Cor-de-Rosa e do filme “Bonequinha de Luxo”. As músicas criadas por John Williams – profícuo compositor de Hollywood – também faz parte do programa.
“Será uma oportunidade incrível de mostrarmos o quanto temos nos empenhado para que o projeto seja uma janela voltada para a profissionalização junto a esses jovens. Esta deve ser a primeira apresentação para grande público para muitos deles, também. Estamos muito felizes”, comentou o maestro André.
Realizado pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão, o projeto Orquestra Cubatão Sinfonia conta com patrocínio da Ecovias e Petrocoque via lei de incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, além de apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão.
Maestro convidado – A Orquestra também contará com a regência do maestro convidado Roberto Farias, grande nome da música sinfônica no País, com obras publicadas em todo o Brasil, América Latina e no exterior. “Fiz questão de reunir um repertório que conversa com nossa brasilidade.  Compositores de nossa terra, muitos contemporâneos, que conseguem expressar em canções, o sentimento da brasilidade na música”, afirmou Farias.
Essa parte do programa traz: “Mourão”, de Guerra Peixe; “05 Miniaturas”, de Edmundo Villani-Côrtes; e “Rapisody Infantil”, composição do próprio Roberto Farias, um mergulho no universo infantil e de canções de roda, de ninar, remetendo às brincadeiras lúdicas. Momento especial deve acontecer durante a “Cantiga – Bachianas Brasileiras nº4”, de Villa-Lobos.
A Orquestra – O projeto musical é um braço do Programa Cubatão Sinfonia e entra em seu terceiro ano de atividades e contempla 40 jovens integrantes, divididos em naipes de cordas, sopros (madeiras e metais) e percussão. Na formação, 20% dos alunos são do Programa Cubatão Sinfonia, que participam com o intuito de que suas habilidades sejam desenvolvidas na coletividade; 80% das vagas são destinadas aos demais músicos-alunos pré-avaliados de outras instituições musicais; e 10% das vagas a alunos-músicos suplentes, estagiários.
O objetivo é viabilizar e incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, formalizando a união de todos os alunos que frequentam regularmente as aulas teóricas. Participam moradores de Cubatão e de outras cidades da Região, especialmente aqueles inseridos em áreas de vulnerabilidade social.
Fotos: Divulgação Orquestra Cubatão Sinfonia
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI