Outubro Rosa: Hospital Municipal realiza exames de mamografia

Mulheres devem passar por consulta em uma unidade de Saúde para conseguir o encaminhamento

O Hospital Municipal de Cubatão (HMC) prossegue até o final de outubro com agenda livre para a realização de exames de mamografia em alusão ao Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

Para fazer o exame, as mulheres devem procurar primeiro a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência, passar por ginecologista ou generalista. Com o encaminhamento, basta ir ao HMC de segunda a sexta-feira, das 7 às 15 horas. Já os exames de ultrassonografia (USG) devem ser agendados após o encaminhamento.

Ultrassonografia de mamas pode ser feita a partir dos 25 anos de idade e mamografias dos 50 aos 69 anos.

Além das 18 Unidades de Saúde do município e do Hospital Municipal de Cubatão, mais programas de Saúde da Mulher são oferecidos pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). O município conta ainda com os atendimentos referenciados da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, da Secretaria de Saúde do Estado.