Palestra do Cadeq aborda a depressão no dia 26

Considerado como o Mal do Século, o assunto será apresentado pela psicóloga clínica Elaine Gama Rocha do Nascimento

 
A depressão, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o ‘Mal do Século’, será tema de palestra realizada pelo Centro de Apoio, Desenvolvimento e Qualificação (Cadeq). O encontro, conduzido pela psicóloga clínica Elaine Gama Rocha do Nascimento, será no dia 26 deste mês, às 19 horas, no Centro de Referência do Idoso de Cubatão (Rua Dr. Fernando Costa, 181), na Vila Santa Rosa. A entrada é franca e aberta ao público em geral. O evento faz parte do Projeto de Atendimento às Famílias, que toda última segunda-feira do mês convida um palestrante para interagir com o público.
Segundo Elaine, a depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente, podendo ocorrer em níveis leve, moderado e grave. O episódio depressivo é descrito pelo CID–F32 por humor deprimido, perda de interesse e prazer e energia reduzida, levando a uma fatigabilidade aumentada e atividade diminuída.
Elaine destaca que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o Brasil como um dos países mais deprimidos da América Latina e um dos mais ansiosos do mundo. Em 2018 a depressão era a quarta causa de incapacitação no planeta, mas que até 2020 será a doença mais incapacitante do mundo. O mal acometerá uma em cada quatro pessoas ao longo da vida. As mais atingidas pela depressão serão mulheres jovens, grávidas ou em período pós-parto, além de idosas. O número de casos nestes grupos chega a ser 150% maior do que em homens.
É importante destacar que a depressão está presente em todas as classes sociais, sem distinção também por idade, raça e gênero. Mesmo sendo considerada uma “epidemia do século XXI”, ainda existe muito desconhecimento, estigma e estereótipo em relação ao portador dessa enfermidade. Isto faz com que a maioria tente camuflar, reprimir e esconder os sintomas iniciais. E – quando o quadro clínico já está insuportável e toda sua capacidade social e laboral está afetada – o paciente e sua família entram em um processo de sofrimento e desespero. Infelizmente, em muitos casos, a desesperança é tão grande que este paciente tenta pôr fim à própria vida.
Este ano o município de Cubatão registrou casos de suicídio de pessoas que, segundo seus amigos e familiares, tinham episódios de depressão. Em alguns casos, a doença estava camuflada e os familiares não faziam ideia do risco que corriam.
Por isso, faz-se necessário conhecer mais sobre esta doença –  como prevenir, identificar os primeiros sinais, buscar o tratamento com especialistas e reverter o quadro, buscando o equilíbrio emocional e um novo sentido para a vida. A sociedade precisa discutir e buscar informações sobre este mal.
A palestrante – Elaine Gama já vem realizando um trabalho de conscientização sobre a doença, por meio de encontros e palestras para abordar o assunto. Ela é psicóloga clínica cognitiva comportamental, graduada pela Universidade Católica de Santos. É especialista em Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Realiza palestras e estudos na área da depressão e do suicídio. Atua também nas áreas de orientação vocacional, psicoterapia individual e em grupo, treinamento de liderança empresarial, treinamento de excelência na prestação de serviços ao cliente, ministrando ainda o curso de inteligência e emoção e o Programa de Ressignificação da Imagem Corporal.
Projeto de Atendimento às Famílias – O projeto visa não só dar apoio psicológico aos familiares de dependentes químicos nos momentos mais críticos, mas também prestar as informações e orientações sobre este e outros problemas que possam atingir a família e o dependente químico. O objetivo é promover uma verdadeira capacitação aos envolvidos para saberem lidar com a situação.
As reuniões fechadas aos familiares de dependentes químicos ocorrem duas vezes na semana. Às segundas-feiras, os encontros são realizados a partir das 19 horas, no Centro de Referência do Idoso, na Rua, Av. Dr. Fernando Costa, 181, Vila Santa Rosa. Às quartas-feiras, ocorrem na sede do Cadeq, às 14 horas, na Travessa José Vicente, 50, no Sítio Cafezal, atrás do Teatro do Kaos.
Já as reuniões especiais – abertas ao público, com entrada franca e sempre com um convidado especial para interagir com os participantes –  ocorrem toda última segunda-feira do mês, também no Centro de Referência do Idoso, a partir das 19 horas. Além de sempre trazerem temas importantes, são o momento propício para que o público em geral possa conhecer mais sobre a dependência química e, desta forma, desfazerem preconceitos que a doença ainda carrega na sociedade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais