...

Palestra do professor doutor António Nóvoa marca encerramento da ‘Semana da Educação’, em Cubatão

Foram três dias de exposição de uma gama de relevantes temas da área nos vários eventos, que tinham como lema ”Igualdade e Equidade: um olhar de todos para todos”, ministrados na ACIC
  • 4 min de leitura

Chegaram ao fim, na tarde desta quarta-feira (11), os diversos encontros que celebraram a Semana da Educação 2023 em Cubatão. As oficinas foram notabilizadas pela variedade de temas apresentados por um seleto grupo de palestrantes. Entre os quais, professores renomados internacionalmente. Fizeram parte do grupo: Luana Tolentino, José Pacheco, Doani Bertan, Marta Gil e Antônio Nóvoa, que durante três dias, em dois períodos, compartilharam de forma híbrida, seus vastos conhecimentos a mais de dois mil participantes, entre professores e equipe técnica da rede municipal de ensino.

As principais palestras apresentadas durante a programação, para várias turmas, tiveram os seguintes temas:

‘’Novas Construções Sociais de Aprendizagem e de Educação’’, com José Pacheco; “Por um olhar ampliado e reflexivo”, com Doani Bertan; “Reconhecer, respeitar e valorizar: caminho para promoção de educação antirracista”, com Luana Tolentino; “Educação Inclusiva: a alegria de aprender”, com Marta Gil.

Para marcar o encerramento, nesta quarta à tarde, em cerimônia ocorrida na Associação Comercial e Industrial (ACIC), o convidado especial foi outro profissional oriundo de Portugal, António Nóvoa, professor-doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea, que despertou a atenção da plateia ao discorrer sobre o tema “Escolas e Professores: proteger, transformar e valorizar”. Considerado um grande pensador da Educação na atualidade, Nóvoa citou, entre os tópicos abordados, os cinco principais pilares que sustentam a Educação no Brasil e no mundo afora. Falou sobre o novo Contrato Social ‘da/pela/para’ a Educação recomendado pela ONU -Organizações das Nações Unidas. Aliás, sobre a ONU, ele fez questão de lembrar dos quase 75 anos de sua criação (10/12/1.948) e de sua importância para o Mundo e dos Direitos Humanos voltados, especialmente, ao direito de aprender dos cidadãos.

O palestrante citou uma palavra-chave nessa questão, que é ‘Cidadania’. Etimologicamente, o professor-doutor explicou que ‘Cidadania’ vem de ‘’Cidade’’, que por sua vez vem de “Polis”, se for ao conceito inicial grego do termo. Na sua visão “tão importante com o que se passa dentro da escola é o agir fora da escola, no espaço público da Educação’’. E ainda “para que haja ‘cidadania’, é necessário ‘Educar’, raiz da palavra educação”, inferindo que esses termos andam juntos, se completam e formam  uma ‘Cidade Educadora’. Por isso, segundo ele, ”no que tange às escolas e aos professores, é preciso ensinar, proteger, transformar e valorizar”, encerrou o palestrante.

Após a concorrida palestra, a organização abriu para perguntas do público. E, antes de encerrar o evento, alguns professores da Seduc ainda expuseram trabalhos que viraram projetos dentro da própria rede municipal de ensino. Marcando assim, pela terceira vez, as comemorações da ‘Semana da Educação’ em Cubatão.

Repercussão – Entre os vários professores e professoras que se sentiram privilegiadas por acompanharem a programação da ‘Semana’ estava Ângela Santos, que leciona História nas UMEs Dom Pedro e Nóbrega. “Gostei muito do formato dos eventos e das palestras, em especial essa do encerramento. Foram temas com uma abordagem aprofundada. Com certeza agregou bastante em termos de conhecimentos aqui compartilhado não somente com os educadores, mas também junto aos gestores. O que os palestrantes falaram aqui serve para todo o conjunto que envolve professores, alunos, direção e administração”, opinou.

“A Seduc procurou trazer palestrantes com perfil de conceito amplo no entendimento da formação educacional. E conseguimos. Deu tudo certo. Não é sempre que considerável parte da rede de ensino tem a chance poder absorver conteúdos com essa riqueza, uma gama de temas importantes e ministrados por professores-doutores notadamente reconhecidos em Portugal e quase toda a Europa. Foi uma capacitação que vai ficar na memória de cada um dos participantes”, analisou Guilherme Amaral, secretário-adjunto de Educação.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Ismael Pereira e Rafael Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais